Aos 40 anos, o atleta paralímpico Fernando Fernandes foi anunciado como o novo apresentador do No Limite, da Globo. A novidade veio a público na última quinta-feira (6), durante o Mais Você, com Ana Maria Braga.
Agora, Fernandes substitui o cargo que até então era de André Marques. O que também chamou atenção é que o atleta traz consigo a representatividade de pessoas portadoras de deficiência em espaços de destaque na TV aberta, já que ele é paraplégico.
Conhecido por participar do Big Brother Brasil 2, Fernando Fernandes sempre teve inclinação para esportes, se profissionalizando no futebol e também praticando boxe amador.
Como Fernando Fernandes ficou paraplégico?
O acidente de carro acontecem em São Paulo, no dia 4 de julho de 2009. Na ocasião, o veículo em que Fernando Fernandes estava colidiu com um poste na avenida República do Líbano, na zona sul da capital.
Assim, o esportista foi submetido a uma cirurgia na coluna, já que havia quebrado duas vértebras. O procedimento realizado é chamado de descompressão da medula e fixação da coluna.
A equipe médica também havia informado que a medula de Fernando não se rompeu, o que poderia ocasionar o movimento das pernas de volta. Contudo, não houve a pronta recuperação e desde então Fernando se locomove por meio de uma cadeira de rodas.
Paratletismo
Após o acidente, Fernando Fernandes voltou para a grade da Globo apresentando alguns quadros no Esporte Espetacular. Além disso, ele sempre utiliza no seu discurso o movimento anticapacitista - que prova que pessoas com deficiência não são "vencedoras" ou "batalhadoras", mas sim pessoas apenas portadoras de alguma condição.
E a vida no esporte não acabou, já que Fernandes se tornou uma das referências em canoagem e chegou se tornar tetracampeão mundial na categoria.