Will Smith anunciou nesta sexta-feira (1º) sua renúncia como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O ator tomou a decisão após o incidente que causou na cerimônia do Oscar 2022 no último domingo (27), quando deu um tapa no comediante Chris Rock.
"Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências por minha conduta", disse o ator à revista 'Variety'.
A Academia do Oscar já havia se pronunciado, no início da semana, que estava realizando uma "revisão formal em torno do incidente" para decidir quais ações tomar em relação ao episódio.
- OSCAR 2022: Veja vídeo do momento exato em que Will Smith dá tapa em Chris Rock
- Oscar se pronuncia oficialmente sobre caso de agressão de Will Smith; veja o que pode acontecer com o ator
- Após levar tapa de Will Smith, Chris Rock é aplaudido de pé em 1ª apresentação
- OSCAR 2022: Will Smith fez certo ao dar tapa no rosto de Chris Rock?
"Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia", comunicou a Academia, na segunda-feira (28).
Will Smith pediu desculpas formais à Academia, Chris Rock e sua família, além dos colegas presentes na premiação e telespectadores. "Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris [Rock], sua família, muitos de meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa", disse o ator nesta sexta-feira (1º).
Ao anunciar sua renúncia, Smith também pontuou que está de "coração partido" e que quer "colocar o foco de volta naqueles que merece atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz".
"Portanto, estou me renunciando da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão", finalizou Will Smith, no comunicado enviado à 'Variety'.
Por que Will Smith brigou com Chris Rock?
A briga entre os dois atores aconteceu após uma piada feita por Chris Rock em relação ao corte de cabelo da esposa de Will Smith, Jada Pinkett Smith. A atriz sofre de uma doença autoimune chamada alopecia, que causa a queda dos cabelos, e por isso raspou toda a cabeça.
A piada não foi bem recebida pelo casal e deixou Jada desconfortável. Após perceber que a esposa não tinha achado engraçado, Smith saiu da sua mesa, subiu ao palco e deu um tapa em Rock. Ao voltar para a mesa, o ator, gritou: “deixe o nome da minha esposa fora da sua boca”.