COMPANHEIRA

Quem é JANJA? Saiba tudo sobre a esposa do ex-presidente LULA

Rosângela Silva teve papel fundamental na corrida do ex-presidente Lula de volta à presidência

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 17/05/2022 às 12:31 | Atualizado em 26/01/2023 às 10:45
Notícia
X

Rosângela Silva, mais conhecida como Janja, foi fundamental na vitória do presidente Lula, neste domingo. Ela fez parte do núcleo duro que tomava decisões políticas e de planejamento.

A socióloga de apenas 56 anos se casou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 77, em cerimônia discreta, para pouco mais de 200 convidados, aconteceu em um casa de festas de São Paulo, ainda durante a pré-campanha. 

O relacionamento dos dois veio a público por meio do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira. Isso porque, ao fazer uma visita ao ex-presidente na cadeia, ele classificou que Lula estava "apaixonado" e "em boa forma física.

"Está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar", escreveu em publicação no Facebook, no dia 19 de maio de 2019. Não demorou muito, obviamente, para a imprensa descobrir o nome da companheira.

Quem é Janja?

Um dos principais nomes à frente da campanha de Lula, Janja é socióloga para Universidade Federal do Paraná, e especializada em História e Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável.

Apesar de sempre surgir publicamente ao lado de Lula, Janja é discreta e mantém o perfil fechado nas redes sociais - onde conta com apenas 763 seguidores.

Reprodução/Instagram
Perfil de Janja é privado no Instagram - Reprodução/Instagram

Flamenguista, a socióloga já publicou algumas vezes declarações para o seu time de coração.

Namoro com Lula

Desde 1983, Janja é filiada ao Partido dos Trabalhadores. Apesar disso, não se tem informações de quando ou como ela conheceu o amado. O namoro, porém, teve início antes de Lula ser preso, em abril de 2018.

Reprodução/Instagram
Lula e Janja estão assumidamente juntos desde a prisão do ex-presidente - Reprodução/Instagram

O casal apareceu pela primeira vez em público em novembro de 2019, quando o ex-presidente foi colocado em liberdade. No discurso, Lula citou a namorada.

Esse é o primeiro relacionamento do ex-presidente desde o falecimento da sua então esposa, Marisa. "Eu agora estou com a Janja, que é muito politizadaa, tem uma cabeça política boa e é muito feminista", declarou Lula em entrevista ao podcast Mano a Mano.

Casamento

Já na quarta-feira (18), Rosângela subiu ao altar com Lula. A festa aconteceu em um lugar secreto, disponibilizado apenas via QR Code, e contou com alguns famosos.

De lembrancinha, os convidados receberam um kit toalete e um bolo de rolo na hora da saída.

Janja terá gabinete na transição de Lula

A futura primeira-dama Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, foi escalada pelo PT para integrar um dos gabinetes de transição de Lula (PT).

Janja ficou responsável como uma espécie de chefe de cerimonial, sendo a organizadora da cerimônia de posse e da festa do retorno de Lula como presidente do Brasil no 1º dia de janeiro.

Porém, a cúpula do PT afirma que essa função foi uma forma encontrada para que Janja pudesse integrar ao time que despachará no CCBB. Sendo assim, a esposa do presidente eleito será ativa em diferente setores do governo.

“Janja foi uma pessoa vital na campanha, por seu conhecimento e visão sobre políticas públicas. No governo, será bem mais do que a mulher do presidente”, diz aliado de Lula.

Confira a análise de Jamildo sobre a Sabatina de Lula no Jornal Nacional

Tags

Autor