EX-PRIMEIRA DAMA

Quem é BIA DÓRIA? Qual sua idade? Saiba tudo sobre a esposa de João Dória

Artista plástica é casada com o político João Dória há 35 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 18/05/2022 às 15:43 | Atualizado em 23/05/2022 às 12:39
Notícia
X

Atualizada às 12h38 de 23/05/2022

Beatriz Maria Bettanin Doria, mais conhecida como Bia Dória, é uma artista plástica brasileira de 62 anos. Porém, ela também é conhecida pelo seu casamento com o ex-governador de São Paulo, João Dória, e algumas polêmicas na vida pública do casal.

Nascida em Santa Catarina, Bia Dória é a segunda filha de imigrantes italianos e foi radicada em São Paulo no ano de 1980. É em Vila Nova Conceição, inclusive, que ela mantém seu ateliê ativo.

Artes plásticas

Quando se trata de arte, Beatriz Dória tem como inspiração a natureza, suas formas e sua fauna. Uma de suas fontes de trabalho são as madeiras descartadas, como troncos e raízes, onde ela recupera e recria.

"Eu me identifico com esta matéria-prima, é uma trocac permanente, que começa no tato e permanece enquanto descubro a forma que se esconde no diálogo que a natureza me transmite", explica a artista.

As esculturas, por sua vez, buscam a "expansão da consciência", como detalha o portal Catálogo das Artes.

Família

Bia conheceu João Dória Júnior enquanto trabalhava na Embratur. Na época, ela atuava com relações públicas da instituição, enquanto ele chefiava o órgão.

Os dois são casados desde 1987 e juntos possuem três filhos: Carolina, Felipe e João Dória Neto. Ao todo, são 35 anos de casados. 

Polêmicas elitistas

Algumas vezes, Bia Dória repercutiu na mídia por conta de declarações consideradas elitistas ou inapropriadas. Uma delas aconteceu em 2016, logo após João Dória vencer a eleição para prefeito de São Paulo.

Na ocasião, a artista declarou, para a Folha de São Paulo, que não conhecida o centro da cidade - e seus pontos famosos como o Parque Augusta e o Minhocão.

A declaração, é claro, não repercutiu bem para ela e para o seu marido. O site pessoal dela chegou a ser invadido e, desde então, Bia Dória tem evitado conceder entrevistas.

Questionada, Beatriz afirma que se dá bem com pessoas "mais humildes" e chegou a se comparar a Eva Perón - atriz e líder política argentina.

Outro caso polêmico aconteceu em uma entrevista à Val Marchiori, onde Bia Dória disse não concordar em ajudar moradores de rua com comida, água ou roupas. Seu argumento era de que essa seria uma forma das pessoas se livrarem das responsabilidades.

Traição?

Em 2018, um novo escândalo atingiu a família Dória. Isso porque um suposto vídeo íntimo de João Dória com outras seis mulheres na cama foi vazado na web.

Não demorou muito para que o então candidato ao governo de São Paulo se manifestasse. Em um vídeo, João Dória surgiu ao lado da esposa e classificou a gravação como "fake news".

Bia, por sua vez, segue em silêncio ao lado do marido durante o vídeo de 1 minuto e 11 segundos. Ao fim, ela abraça o companheiro. O comportamento dela, inclusive, foi questionado nas redes sociais.

Separação

Já em 2020, Bia Doria precisou negar um rumor de que iria se separar do político. "Fui pega de surpresa com a notícia da separação e entrei em contato com meu marido para entender", explicou à Veja.

Na época, o casal enfrentava uma suposta crise pelo fato de João estar se dedicando mais ao trabalho do que a família. "É verdade, mas foi uma 'durinha'. Uma forma minha de cobrar por atenção e fazê-lo analisar o que a família está pedindo", explicou Bia.

Desistência

Na manhã desta segunda-feira (23). João Dória anunciou oficialmente que desistiu de concorrer à presidência em 2022. O político emitiu um comunicado informando a sua decisão.

"Entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio", declarou.

"O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve, com a sensação de dever cumprido e missão bem realizada".

Coincidentemente ou não, há cerca de um mês, Bia Dória falou sobre a possibilidade do marido se candidatar à presidência. Em entrevista, a artista conta que não era a favor da ideia.

"Não quero que ele seja candidato, quero que ele volte pra casa. Ele faz muita falta para os meus filhos, mas a gente não pode interferir na cabeça de um homem", opinou.

Tags

Autor