Neguinho da Beija-Flor foi vítima de racismo nessa quarta-feira (29) durante um programa da Jovem Pan. O comentário veio dias depois de um vídeo em que Nelson Piquet também tem uma fala racista contra o piloto Lewis Hamilton.
A comentarista do programa "Morning Show", Zoe Martínez, tentou minimizar a situação vivida pelo piloto e citou o cantor como exemplo. Piquet se referiu a Lewis como "neguinho".
"Então o Neguinho da Beija-Flor também é, né, racista? E olha que ele é negro, negro, que na escuridão a gente só vê a gengiva", disse. A última frase demonstra o quanto ela foi preconceituosa com o cantor.
"E ele tem muito orgulho de ser negro, da cor da pele dele, tanto é que o nome dele é Luiz Antônio, alguma coisa assim, e ele é conhecido como o Neguinho da Beija-Flor porque ele tem orgulho da sua raça. Qual é o problema?", continuou.
Zoe afirma que assistiu o vídeo de Piquet: "quantos 'neguinhos' gostam de ser chamados de 'neguinhos', com carinho? Qual é o problema disso? Quem vê racismo nesse tipo de fala, da forma que o Piquet colocou, é porque o racismo está nele".
Lembrando que o termo usado por Piquet é considerado racista pelo histórico, e porque também ele poderia se referir ao piloto pelo nome.
Já com Neguinho da Beija-Flor, o próprio puxador aceitou o apelido como nome artístico. Ele quis colocar esse nome, e também ser chamado desta forma. Ao contrário do Hamilton.
Beija-Flor repudia comentário racista da Jovem Pan
A Escola de Samba Beija-Flor se pronunciou após o vídeo viralizar nas redes sociais. Eles repudiaram a maneira que a comentarista se refere ao cantor.
"Neguinho não escapa do racismo. Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário. Por isso, a Beija-Flor de Nilópolis vem a público repudiar as recentes menções ao artista em redes sociais e programa de rádio", escreveu em nota.
"As frases de Zoe Martínez revoltam e causam repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia. O sentimento é o mesmo na escola em que ele construiu a brilhante carreira, reconhecida nacional e internacionalmente", continuou.
A Beija-Flor conclui a nota afirmando que a comentarista e a Jovem Pan devem um pedido de desculpas para Neguinho, e pediu para que os comunicadores comecem a agir com mais responsabilidade.