FESTEJOS

FESTAS JUNINAS: 4 receitas típicas do São João para quem não quer sair da dieta; confira dicas da nutricionista

É possível aproveitar os bons nutrientes das comidas típicas da festa junina sem deixar de ter uma refeição saudável

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 22/06/2022 às 13:38 | Atualizado em 29/03/2023 às 14:24
Notícia
X

A festa junina é uma das celebrações mais tradicionais do Brasil, e em todos os lugares, é sinônimo de muita comida! Canjica, milho verde, pipoca, pé de moleque... o cardápio junino é de dar água na boca, e é quase impossível resistir a tamanha tentação.

No entanto, apesar de tudo ser muito gostoso, nem todos os pratos seguem uma linha saudável, mas para aqueles que querem manter uma alimentação equilibrada ou não querem sair da dieta, é possível fazer alterações sem passar vontade.

De acordo com a nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac, é preciso negociar e moderar a ingestão, sem exageros e sem sair da mesa com aquela sensação de ‘estar cheio’.

“A dica que sempre dou é que se possível, faça escolhas melhores, evite alimentos com alta densidade energética, como frituras ou alimentos gordurosos. A melhor forma de aproveitar os bons nutrientes dos alimentos festivos sem extrapolar nas calorias é comer com moderação. O amendoim, por exemplo, é rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras, mas deve ser consumido sem passar da conta, já que uma porção de 100g possui cerca de 600 calorias”, explica.

Outra dica da especialista, é que para a elaboração de doces, o ideal é reduzir a quantidade de açúcar, e de preferência utilizar açúcar mascavo, demerara ou eritritol. Outra dica, para preparações salgadas é investir em alimentos mais saudáveis como espiga de milho, churrasquinho, pipoca e sopa de abóbora com gengibre.

Para indivíduos com sensibilidade, intolerância à lactose ou alergia a leite de vaca, as receitas à base de leite podem ser substituídas por bebidas vegetais como a de castanha, arroz, coco, soja e amêndoas.

Agora, se você quiser fazer a sua festa junina em casa, a nutricionista ensina quatro receitas funcionais que vão dar água na boca! Os pratos são rápidos, práticos, saborosos e nutritivos e ainda fazem bem à saúde. Confira:

BOLO DE FUBÁ FUNCIONAL

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de óleo de coco;

- 1 xícara de chá de farinha de amêndoas;

- 2 xícaras de eritritol;

- 2 xícaras de chá de fubá;

- 1 colher de sopa de fermento químico;

- 3 ovos;

Modo de preparo: liquidifique tudo e coloque pra assar no forno pré aquecido (180-200graus) em uma forma untada com manteiga. Tempo médio de 30 minutos.

Sugestão: para uma receita ainda mais saborosa, Luanna indica adicionar raspas de limão siciliano ou laranja na massa antes de assar.

CANJICA SABOROSA E NUTRITIVA

Ingredientes:

- 6 espigas de milho verde maduras;

- 500 ml de leite de coco ou amêndoas;

- ½ xícara de chá de açúcar demerara ou eritritol.

Modo preparo: bata o milho com o leite no liquidificador. Após, esprema com a peneira na panela a massa do milho. Feito isso, mexa até o ponto de fervura.

Dica: Adicione canela por cima. Além das propriedades anti-inflamatórias, ela é termogênica, e melhora o sistema digestivo devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico.

PAMONHA ASSADA

Aproveitando o ‘bagaço’ que sobrou da receita da canjica, a nutricionista indica essa receita deliciosa:

Ingredientes:

- ‘bagaço’ do filho usado para a canjica;

- 1 colher de manteiga;

- 1 ovo;

- ½ colher de sopa de fermento químico;

- Queijo ralado a gosto.

Modo de preparo: Adicione ao ‘bagaço’ a manteiga, o ovo inteiro, fermento e o queijo ralado. Leve para assar por 30 minutos no forno a 180 graus e depois é só saborear!

“Essa é uma receita fácil, rápida e super saborosa. A vantagem é que não se desperdiça nada. Além disso, o milho é super nutritivo, rico em antioxidantes. É também uma boa fonte de proteína, e por isso, contém todos os aminoácidos essenciais. E ainda tem as fibras, que promovem o bom funcionamento intestinal e ácido fólico”, destaca Luanna.

QUENTÃO FUNCIONAL

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de hibisco desidratado ou sachês;

- 2 colheres (sopa) de gengibre ralado;

- 2 maçãs picadas em cubos;

- 2 colheres (sopa) de açúcar de coco;

- Casca de meia laranja;

- Cravo-da-índia e canela em pau a gosto.

Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes em dois litros de água fervente e deixe na fervura por mais alguns minutos. Sirva em seguida.

Tags

Autor