Content Credentials

Ferramenta do Photoshop irá ajudar a combater falsificação de NFT

A NFT é um item virtual no qual a autenticidade é comprovada através da Blockchain

Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 28/10/2021 às 11:07 | Atualizado em 28/10/2021 às 11:37
Photoshop irá ganhar novo recurso - SZABO VIKTOR/UNSPLASH

Com informações do Terra

O Photoshop para desktop está sendo atualizado pela Adobe. A novidade irá trazer um novo recurso beta para auxiliar artistas digitais a verificarem a autenticidade das NFTs, item virtual no qual a autenticidade é comprovada através da Blockchain. Com isso, os criadores de conteúdo poderão vincular carteiras digitais e redes sociais, por exemplo, às credenciais ligadas ao arquivo. Dessa forma, os compradores dos ativos poderão verificar se a origem da imagem é de acordo com a de quem a colocou a venda.

Ainda em fase de testes, a novidade faz parte do Content Credentials, que significa Credenciais de Conteúdo, em tradução livre, e é um recurso em desenvolvimento pelo Photoshop. Ele reúne edições, atividades e informações de um projeto em andamento.

"O recurso Content Credentials (Beta) no Photoshop faz parte de um projeto mais amplo chamado Content Authenticity Initiative (CAI). O CAI é uma comunidade de criadores, tecnólogos, jornalistas, ativistas e educadores liderada pela Adobe, focada em lidar com a desinformação digital por meio de uma abordagem aberta e extensível para capturar, editar e publicar conteúdo com procedência e atribuição", diz texto da Adobe em página explicativa do Content Credentials.

Até o momento, a ferramenta é compatível apenas com arquivos no formato JPG e PNG. Entretanto, outras formas de arte digital, como GIFs, também devem ser disponibilizadas. A Adobe fechou parceria com algumas empresas de marketplaces de NFTs para que o recurso fosse habilitado, entre elas estão a KnownOrigin, OpenSea, Rarible e SuperRare. A companhia não informou se mais plataformas serão incluídas no futuro.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS