APLICATIVO

Celular Seguro: aplicativo do governo para bloquear celulares roubados, furtados e perdidos será lançado hoje (19)

Governo lança aplicativo Celular Seguro, que vai bloquear o acesso, aplicativos bancários, linhas/SMS de celulares roubados, furtados e perdidos

Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 19/12/2023 às 10:53 | Atualizado em 19/12/2023 às 11:02
Governo Lula lança nesta terça (19) aplicativo que promete tornar um celular roubado "um pedaço de metal inútil" com bloqueio instantâneo - REPRODUÇÃO.

A partir desta terça-feira (19), o aplicativo 'Celular Seguro', do Governo, estará disponível para todos que desejarem tornar o celular inoperável, caso seja roubado ou furtado. O evento do lançamento do app acontecerá a partir das 15h no Palácio da Justiça, em Brasília.

Essa plataforma anunciada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública tem o objetivo de reduzir o crime de roubo e/ou furto de smartphones.

No Brasil, apenas no ano de 2022, cerca de 1 milhão de roubos e furtos foram registrados, o que resulta em 2.739 aparelhos levados por dia, segundo o 17° Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 

Em Pernambuco, cerca de três celulares são roubado a cada hora, de acordo com os dados de 2023 da Secretaria de Defesa Social (SDS). A coluna de Segurança do JC aponta que foram quase 10 mil queixas registradas pela polícia somente no primeiro quadrimestre deste ano.

O número crescente de furtos e roubos, além da impunidade tornam difíceis a sensação e a própria segurança para os usuários. Contudo, o aplicativo pode ser um recurso positivo para garantir menos transtornos aos cidadãos.

Aplicativo Celular Seguro: como vai funcionar?

O aplicativo gratuito tem a função de facilitar o bloqueio rápido do aparelho celular, além da linha telefônica e dos aplicativos bancários. Além de casos de roubo e furto, também é possível acionar o app ao perder o aparelho.

Os usuários vão baixar o app na loja, seja App Store ou Google Play, ou acessar pelo site. Depois, é necessário cadastrar o telefone em dispositivos de pessoas confiáveis, que vão realizar o bloqueio em casos de furto ou roubo. É possível realizar o cadastro em diversos telefones, mas eles precisam estar no seu CPF.

O que será bloqueado caso o celular seja roubado, furtado ou perdido?

Governo garantiu parcerias com instituições como Anatel, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições financeiras para tornar a ação "anti-furto" mais eficiente.

Segundo o secretário do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, a Anatel se comprometeu a bloquear o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do aparelho, o que causa a inutilização do celular. 

Os bancos também se comprometeram a realizar medidas de restrição, principalmente de internet banking, que podem acontecer em aproximadamente 10 minutos.

Cappelli publicou recentemente em sua conta no X, antigo Twitter, que as operadoras de telefonia vão  bloquear as linhas/SMS a partir do dia 9 de fevereiro, sexta-feira anterior ao Carnaval.

Celular Seguro chegará nas lojas de aplicativo hoje (19)

Segundo Ricardo Cappelli, o aplicativo Celular Seguro chegará nas lojas de aplicativo nesta terça-feira (19). Contudo, é a partir da próxima quarta-feira (20) é que os usuários poderão baixar. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS