Ao olhar mais de perto para os vidros frontais e traseiros dos carros, você irá notar a presença de pequenos pontos pretos próximos à borda.
Os que já perceberam a presença discreta desse pontinhos, provavelmente devem ter se perguntado para que eles servem.
A função dos pontos pretos vai muito além da estética.
Sabe a parte totalmente preta nos limites dos vidros, localizada logo abaixo destes pequenos pontos? Esta é uma borda preta de tinta de cerâmica áspera conhecida como Frit.
As bolinhas têm uma função essencial na proteção do Frit, que por sua vez, é estritamente necessário em diversos aspectos.
Primeiramente, esta borda serve para antiaderência do para-brisa (vidro frontal) e é de suma importância para que ele se mantenha no lugar com o tempo.
Além disso, ele esconde o adesivo que cola o para-brisa no carro. Mas essas são apenas as funções da parte interna do Fritz.
A parte externa funciona de modo a regular o calor, controlando a entrada de raios Ultra-Violeta.
Assim, ele prolonga a vida útil da cola que fixa o para-brisa, que não ficará tão exposta à luz solar.
Como o Fritz é de cor preta e serve para proteção UV, ele acaba acumulando mais calor do que o restante do vidro.
Controle do calor
Os pontos pretos servem, então, para fazer uma transição mais suave do calor, sem que ele fique concentrado nas bordas.
Assim, eles impedem distorções da visão através do vidro, espalhando a temperatura de modo mais uniforme.
Ademais, eles também ajudam as montadoras a identificarem se o para-brisa é original ou não.