21
abr

Programa JC+Cinema de quinta (20/4): entrevista Marcelo Gomes e Júlio Machado

21 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 1:01

jccinema
Marcelo Gomes, Ernesto Barros e Júlio Machado na central de notícias do Jorna l do Commercio.

O programa JC+Cinema desta quinta-feira (20/4) contou com a participação do cineasta pernambucano Marcelo Gomes e do ator paulista Júlio Machado. Eles estão no Recife para o lançamento do longa-metragem Joaquim, que representou o Brasil na Seleção do Festival de Berlim deste ano. O filme está em cartaz no Cinema São Luiz e no Cinema da Fundação/Museu, em Casa Forte. Nesta sexta-feira, após a sessão das 20h15, no Cinema da Fundação/Museu, Marcelo, Júlio e a atriz portuguesa Isabél Zuaa participam de um debate sobre o filme.

Joaquim é uma cinebiografia da juventude do Alferes José Joaquim da Silva Xavier, Tiradentes, que completa nesta sexta (21/4), 225 de sua morte bárbara. Mas Marcelo não seguiu o trajeto das biografias oficiais ou as produções de épocas banais. Ele imaginou um passado para Joaquim, na época em que ele ainda era um simples empregado da coroa portuguesa e começou a observar a dura situação da população brasileira, que sofria todo sorte de violência dos portugueses, como os negros trazidos para o Brasil como escravos e os índios que foram dizimados sistematicamente. Julio Machado, um ator em ascensão e com boas participações em novelas da Globo – ele foi o Jairo da novel Império e o Clemente da primeira fase de Velho Chico. Como Joaquim, Júlio confirma seu talento e capacidade de mergulhar profundamente em seus personagens.

No programa, comento ainda as estreias da semana, entre eles o documentário Pitanga, em cartaz no cinema da Fundação/Museu. Confiram a entrevista e os comentários clicando no vídeo abaixo:


Veja também