08
nov

Conheça o Bus Anjo, projeto que ensina as pessoas a andar de ônibus nas cidades

08 / nov
Publicado por Roberta Soares às 9:00

Foto: JC Imagem

 

Depois do Bike Anjo, rede de voluntários criada para ensinar as pessoas a andar de bicicleta, surge o Bus Anjo, um grupo de voluntários dispostos a estimular e ensinar a utilizar o ônibus para se locomover nas cidades. Por enquanto, o projeto está apenas em São Paulo. O Bus Anjo tem como principal público-alvo a população da classe média e da classe alta paulistana que vive em bairros bem atendidos pelo transporte público, mas que não o utiliza. Pessoas que costumam andar de ônibus e metrô quando viajam para fora do País, mas no Brasil acham feio e sujo. Muitas vezes, por não conhecer.

A proposta pode parecer inútil para muita gente, mas há quem entenda que muitas pessoas evitam utilizar o transporte coletivo por desconhecimento do sistema e da operação. Há aqueles que ficam nas paradas sem saber qual ônibus pegar ou até mesmo se naquele local passa o coletivo que desejam. Muitas questionam o motorista, outras perguntam para quem está parado no mesmo ponto.

Mesmo com os aplicativos, é comum idosos terem dificuldade para enxergar a tela do celular ou medo de usar o smartphone na rua. E nem sempre as pessoas têm um bom sinal 3G disponível para fazer consultas. Quantas vezes você já não desistiu de pegar o ônibus para ir a determinado lugar relativamente próximo simplesmente por não saber como obter informações básicas sobre que ônibus pegar? Ou se atrapalhou com as informações disponíveis?

Tudo se agrava com a falta de informação a que está submetida a maioria dos usuários no sistema de transporte coletivo das cidades. Os abrigos não têm qualquer informação sobre linhas ou itinerários, por exemplo. Por isso, surgiu o Bus Anjo. A ideia é auxiliar quem não costuma andar de ônibus na cidade, ou até quem se sente inseguro, ou mesmo tem medo de fazer isso, a incorporar o transporte coletivo na sua rotina diária.

A ideia foi da jornalista e publicitária Chantal Brissac, de 56 anos, uma das integrantes da startup Pro Coletivo, formada por um grupo de profissionais de áreas diversas que acreditam que é preciso estimular, conscientizar e facilitar ao cidadão o uso do transporte coletivo, bicicleta, pedestrianismo.

No site da Pro Coletivo, onde o projeto Bus Anjo está instalado, já se pode entender o espírito da iniciativa: “Você quer andar de ônibus e não sabe como começar, que linhas pegar? Nossos voluntários do Bus Anjo têm a missão de acompanhar você nos primeiros trajetos, gentil e gratuitamente”.

Para aderir precisa apenas preencher um formulário no site, com seus dados pessoais, informando origem e destino de seu deslocamento, além do horário. Para conhecer o projeto e visualizar o formulário, basta acessar o link: www.procoletivo.com.br/bus-anjo

 


Veja também