18
maio

Usa laxante para emagrecer? Saiba como essa prática compromete a saúde

18 / maio
Publicado por Luana Ponsoni às 13:19

Os centímetros perdidos após o uso de laxantes são rapidamente recuperados. Foto: Reprodução/Internet

Tem uma praia marcada para o dia seguinte ou espera usar uma roupa que marca mais o corpo, mas a forma física não anda lá essas coisas? A solução para muita gente é instantânea: tomar laxante. De fato, após o uso, a sensação é de estar com a silhueta mais esguia. Mas saiba que submeter o organismo a ação dessas drogas não elimina uma grama de gordura. O que se perde é apenas água. Dessa forma, os centímetros a menos no abdômen são rapidamente reconquistados.

A falsa sensação de emagrecimento se dá porque boa parte dos laxantes puxam a água das paredes do intestino para o meio do órgão como forma de diluir o bolo fecal e, consequentemente, eliminá-lo.  Se, ainda assim, muitos acharem que vale a pena usar essa medicação para garantir poucos momentos de barriga mais sequinha, é bom entender também que o uso sistemático faz muito mal à saúde.

CONSEQUÊNCIAS

Quando se administra esses remédios como alternativa para melhorar a “relação” com a balança, submete-se o organismo a uma série de riscos. Os mais recorrentes são a irritação da mucosa intestinal e o surgimento de todos os tipos de problemas gastrointestinais. Também provocam deficiência na absorção de vitaminas, distúrbios hidroeletrolíticos e diminuição da absorção de água pelo corpo. Esse quadro pode culminar com episódios de desidratação, desmaios, tonturas, visão embasada e até a morte.

Além disso, o uso rotineiro de laxantes provoca dependência, sendo necessário usar doses cada vez maiores para conseguir evacuar satisfatoriamente. Portanto, se a intenção é corrigir os quadros de prisão de ventre, procure um nutricionista. Apenas esse profissional vai saber montar um cardápio que ajude a movimentar o fluxo intestinal. Idem se o objetivo for emagrecer, não esquecendo, claro, de complementar a dieta com exercícios.

LEIA TAMBÉM:

Cinco dicas para emagrecer com whey protein

Mitos e verdades sobre dietas para emagrecer

HIIT: treino de alta intensidade para emagrecer


Veja também