O polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo no prêmio The Best, da Fifa. A premiação foi entregue nesta segunda-feira (17) e celebrou todos os destaques no futebol mundial em 2021.
>> Fifa The Best: relembre os últimos vencedores da premiação entregue nesta segunda-feira (17)
>> Firmino pode estar de saída do Liverpool; veja destino do atacante
Polonês superou o egípcio Salah e o argentino Lionel Messi para levar o prêmio para casa pelo segundo ano seguido.
Lembrando que a premiação levou em consideração a temporada anterior a atual praticada no futebol europeu. Assim, foi contabilizado apenas os momentos de Lewandowski com as camisas do Bayern de Munique e da Polônia.
O polonês é o grande concorrente de Messi e a sua não premiação causou desconforto em vários torcedores pelo mundo. Vencedor do prêmio em 2019/20, superando o próprio Messi e também Cristiano Ronaldo, Lewandowski foi mais uma vez o grande nome do Bayern de Munique na última temporada.
O alemão superou o recorde histórico de Gerd Müller e se tornou o maior artilheiro de uma única edição de Bundesliga, marcando 41 gols em em 29 jogos. Marca que também lhe rendeu a Chuteira de Ouro do jornal francês L'Equipe.
Campeão do Campeonato Alemão, da Supercopa da Alemanha e da Supercopa da Uefa, Lewandowski não pode ajudar o Bayern contra o PSG, nas quartas-de-final da Champions League. Machucado, o camisa 9 não atuou e o clube acabou eliminado.
Pela Polônia, sob o comando de Paulo Sousa, não conseguiu passar sequer da fase de grupos da Euro, embora tenha marcado três gols.
JOGOS: 56
GOLS: 59
ASSISTÊNCIAS: 18
TÍTULOS: 3
A canadense Christine Sinclair, de 38 anos, recebeu o prêmio especial da Fifa para o futebol feminino. Jogadora do Portland Thorns, ela é a maior artilheira de seleções, entre homens e mulheres, com 188 gols marcados com a camisa do Canadá;
>> Fim da ESPN Brasil deixa jornalista renomado do Brasil em "lágrimas"; confira
A chilena Christiane Endler superou Stephanie Lynn Marie Labbé e Katrin Berger e conquistou o prêmio de melhor goleira do mundo.
O goleiro senegalês Édouard Mendy bateu o favorito Gianluigi Donnarumma e levou o prêmio de melhor goleiro.
Erik Lamela levou o prêmio de gol mais bonito do mundo. Ele marcou na partida do Tottenham contra o Arsenal, pela Premier League.
>> The Best: relembre os últimos vencedores do Prêmio Puskás de gol mais bonito do ano
Uma homenagem ao ex-jogador alemão Gerd Müller, que faleceu em agosto de 2021.
Toda a equipe de médicos e jogadores da Dinamarca, que protegeram o jogador Christian Eriksen, durante a parada cardíaca na Eurocopa do ano passado.
Emma Hayes, do Chelsea, foi a ganhadora do prêmio de melhor técnica do mundo no futebol feminino.
Thomas Tuchel, treinador do Chelsea, foi o grande vencedor do prêmio de melhor técnico.
>> FIFA The Best: veja a lista dos últimos ganhadores do prêmio de melhor técnico
A premiação aos fãs ficou dedicada aos torcedores de Dinamarca e Finlândia que apoiaram o jogador Christian Eriksen, durante a parada cardíaca na Eurocopa do ano passado.
Goleira: Christiane Endler
Defensoras: Bronze, Renard, Bright, Eriksson
Meio-campistas: Banini, Lloyd, Bonanser
Atacantes: Miedema, Marta, Alex Morgan
Goleiro: Donnarumma
Defensores: Rúben Dias, Bonucci e Alaba
Meio-campistas: Kanté, Jorginho e De Bruyne
Atacantes: Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo
Alexia Putellas foi eleita a melhor jogadora do mundo. Ela atua pelo Barcelona. Putellas já havia levado o prêmio de melhor jogadora da Uefa. Foi a primeira espanhola a receber o prêmio.
Robert Lewandowski supera Lionel Messi e Salah para ser eleito o melhor jogador do mundo.
Cristiano Ronaldo foi homenageado por se tornar o maior artilheiro de seleções entre os homens. São 115 gols marcados. Ele foi o único premiado a ir para a cerimônia.