Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião

Blog de Jamildo

Por Jamildo Melo e equipe
Duas rodas e fim das curvas

Projeto da nova Orla de Boa Viagem prevê ciclovia em linha reta

"A partir do ano que vem, é alavanca no canto", avisou aos secretários da PCR

Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/10/2021 às 14:41 | Atualizado em 08/10/2021 às 15:05
A maior ciclovia da capital, a da Avenida Boa Viagem, batizada pelo município de Ciclovia Orla, com quase oito quilômetros, estará liberada - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O blog apurou que a ampla reformulação que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pretende fazer na Avenida Boa Viagem, no ano que vem, contempla uma modificação completa na ciclovia que margeia a avenida Boa Viagem. Hoje ela é cheia de curvas intermináveis, ao longo de todo trajeto. A ideia é fazer toda a nova ciclovia em linha reta.

"Vai ser a maior ciclovia em linha reta da América Latina", brinca uma fonte do blog, com o bairrismo do recifense.

O projeto das curvas chegou na gestão do ex-prefeito José Paulo (PT), que também removeu as pedras portuguesas, substituídas então por tijolos intertravados.

Com uma pista de bicicletas reta, também haverá espaço para ampliar o calçadão, uma das demandas dos frequentadores.

Quem está desenhando o projeto como um todo é a chefe de gabinete de projetos especiais da PCR, Cintia Melo. Consta que a técnica, para desenhar o novo projeto, já foi caminhando da Aeronáutica até Brasília Teimosa a pés, para anotar os problemas à vista.

Conforme informou o blog nesta sexta, o prefeito João Campos tem a intenção de promover uma engorda da praia.

Veja o que o blog publicou mais cedo, sobre o pacote de obras

O prefeito João Campos (PSB) está contando os dias para virar o calendário para 2022. Após um primeiro ano de ajuste fiscal e austeridade, em 2021, o prefeito se prepara para tocar o que classifica como o maior pacote de investimentos da história da capital pernambucana. Os projetos executivos estão sendo concluídos, de modo que possa colocar para rodar as obras logo nos primeiros meses de 2022.

"A partir do ano que vem, é alavanca no canto", avisou aos secretários da PCR. "Sou como o matuto, peso muito, estudo, me preparo. Quando faço, aí a medida é toda", afirma, usando uma imagem que faz lembrar o ex-governador Eduardo Campos, com o linguajar das andanças pelo interior do Estado.

Uma das intervenções de maior visibilidade é a reformulação completa da orla de Boa Viagem, incluindo até mesmo uma engorda da praia, no trecho que vai da Praça de Boa Viagem em diante. Já havia um projeto pronto e aprovado, que está sendo atualizado pela equipe municipal.

Na primeira fase, mais urgente, João Campos deu ordem para que se resolva a licitação dos quiosques. A gestão espera uma definição até o dia 20 ou 25 deste mês. Caso a associação dos barraqueiros não passe a tirar do papel, a ordem do prefeito é lançar uma licitação por conta própria. "Não dá para aguardar mais, é um projeto que exige urgência máxima".

Situação dos quiosques da Orla de Boa Viagem nesta segunda-feira (5) - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Na segunda fase, no projeto propriamente dito da nova orla, a concepção geral do master plan é ter mais equipamentos esportivos, mais iluminação pública e até mais espaços de contemplação. Uma das surpresas pode ser a negociação para a coexistência de bares e restaurantes, a exemplo do que acontece nas demais cidades turísticas do Nordeste.

"Em quatro anos, o Recife terá a melhor orla do Nordeste", promete João Campos. Há aqui uma efeméride em relação à Avenida Boa Viagem. Em 2024, ano em que João Campos deve buscar a reeleição para o cargo, vão ser comemorados os 100 anos do início das obras da avenida, na gestão Sergio Loreto, em 1924.

No plano de obras para a área de mobilidade, João Campos já contratou o escritório do famoso arquiteto e ex-prefeito Jayme Lerner para os projetos executivos de três novas pontes na cidade, sem contar a retomada a todo vapor da Ponte do Monteiro, iniciada por João da Costa e que atravessou a gestão Geraldo Julio sem ficar pronta. Uma das novas pontes será erguida sobre o Rio Tejipió, beneficiando comunidade da Lagoa do Araçá e Imbiribeira.

Nesta pisada, o jovem gestor se entusiasma com a possibilidade de, no pico da execução dos investimentos, entre 2022 e 2023, criar 50 mil empregos no Recife com o programa de novas obras.

Na área de zeladoria da cidade, o prefeito deve anunciar em breve um projeto específico para o centro do Recife. A gestão calculou que só na nova pavimentação foram R$ 70 dos R$ 100 milhões aplicados pela PCR este ano. Nesta área, muitos dos atropelos são atribuídos à Compesa. João Campos mandou realizar um levantamento no começo do ano e descobriu que, entre janeiro e abril deste ano, de 2200 buracos ativos, apenas 200 eram de obras da gestão municipal. O resto era de obras da Compesa.

ATIVIDADES Equipamento terá pistas de skate, cooper, circuito de bicicleta, campo de areia, academia de ginástica inclusiva, entre outros - PCR/DIVULGAÇÃO

A estatal inclusive tem uma responsabilidade enorme no saneamento dos habitacionais que serão entregues ao lado do novo parque do Aeroclube. Como as autoridades não podem jogar dejetos no rio, a estatal terá que rasgar avenidas no Bode para levar tubulação da estação de tratamento até a avenida Domingos Ferreira. Os habitacionais devem começar a ser entregues em abril, em parceria com a Caixa. João Campos pediu aos secretários que não haja atraso. "A Compesa vai fazer a obra. Se a Compesa não fizer, nós vamos fazer. Já mandei até licitar" disse.

Tags

Autor

Veja também

últimas

VER MAIS