Para quem não tem carro próprio ou precisa transportar seu pet de vez em quando em viagens de aplicativo, a missão pode ser estressante. É que nem todos os motoristas de aplicativo, como da Uber, aceitam transportar pets.
Antigamente o aplicativo disponibilizava uma categoria para transportar animais, o Uber PET, em que o carro já vinha com protetor para os bancos. Mas a categoria não durou muito tempo: a empresa se pronunciou declarando que todos os seus serviços são pet friendly, ou seja, os bichinhos devem ser bem-vindos em todos os carros.
Apesar do informativo da empresa sobre ser pet friendly, nem todos os motoristas aceitam corridas com pets. Então, para evitar constrangimentos e garantir uma viagem tranquila, é preciso que o tutor tome alguns cuidados.
A Uber diz que as leis locais e federais asseguram que os animais de serviço (como cão-guia) podem acompanhar os passageiros em qualquer viagem. Isso significa que os motoristas são obrigados a aceitar a corrida.
A empresa orienta também que os tutores que planejam viajar com um animal de estimação que não seja um animal de serviço entrem em contato com o motorista antes da viagem. O contato pode ser feito pelo aplicativo via mensagem de texto ou ligação.
O tutor vai, então, avisar que gostaria de levar um animal de estimação.
A Uber pede que o passageiro ajude os motoristas a manter os veículos limpos para os demais passageiros. “Trazendo uma caixa de transporte ou um cobertor para reduzir o risco de danos ou sujeira. Alguns motoristas podem ter um cobertor no porta-malas”, diz o site da empresa.
É importante lembrar que o animal não pode ser transportado de qualquer jeito. O pet deve ir dentro de uma caixa de transporte ou em um assento especial. O motorista deve ser avisado sobre a segurança do bichinho para evitar situações desconfortáveis.
Levar uma toalha ou cobertor pode deixar o motorista mais à vontade durante a viagem. Com esse item, o tutor pode forrar o assento onde o pet vai sentar.
Outra dica importante é levar o bichinho na coleira. Dessa forma, é mais fácil controlar o animal no caso do pet se incomodar com o movimento excessivo do carro ou alguma outra situação.
Caso o pet seja de porte maior, é recomendável que o tutor solicite um carro maior.
Outros aplicativos, como o Cabify, também têm políticas específicas para o transporte de pets.
“Você pode levar o seu pet, desde que esteja em sua caixa de transporte.Dependendo das leis locais, o animal de estimação e sua bolsa/caixa de transporte deverão ser colocadas no porta-malas.Somente os cães-guia poderão viajar sem bolsa/caixa de transporte”, diz a empresa, que também pede que os tutores assegurem que o pet não suje o veículo, caso contrário será cobrada uma taxa de limpeza.
Já o 99 não tem uma política específica sobre o assunto.