Os pets têm algumas semelhanças com os humanos, como necessidades fisiológicas e fases da vida. Entretanto, nem sempre o que eles compartilham conosco funciona da mesma forma. A gestação de um humano, por exemplo, dura nove meses, enquanto a dos animais têm períodos diferentes. A gestação do hamster, que é um animal de estimação comum, dura menos de um mês. Você sabe quantos dias dura a gravidez de um hamster?
Os hamsters possuem uma expectativa de vida considerada pequena - de dois a três anos. Então, é comum que o ciclo gestacional do pet seja mais curto.
Normalmente, a gestação do hamster pode durar até 20 dias. Mas esse período de tempo pode variar de acordo com a espécie.
O hamster anão russo, por exemplo, tem um período de gestação de 20 dias. A ninhada pode ter seis filhotes a cada ciclo gestacional.
Já o tempo de gestação o hamster chinês é de 18 a 21 dias. O roedor pode dar à luz a até seis filhotes por ninhada.
Vale ressaltar que o hamster chinês pode procriar dois meses após o nascimento, então o tutor deve estar atento a esse período, pois a fêmea pode engravidar a qualquer momento a partir desses dois meses.
Como acontece a gestação de um hamster?
Para que a hamster fêmea fique grávida, a pet precisa estar no período fértil - o que ocorre semanalmente, durante três ou quatro dias.
Entretanto, a fêmea só ficará em período fértil por até 24 horas. Já o macho da espécie pode procriar a qualquer momento.
Ou seja, se um casal de hamsters compartilha o mesmo espaço, é provável que eles procriem com frequência.
Como é a gestação de um hamster?
Durante o período gestacional, é possível notar algumas mudanças na hamster fêmea, como o tamanho e peso do animal de estimação, que vai aumentando conforme o avanço da fase.
Mamilos mais evidentes também são outro sinal. Também é comum que a fêmea sinta mais fome e sede e fique sensível.
Então, é de extrema importância que o tutor prepare um ambiente especial e longe de estresse para a hamster grávida.
Como cuidar da hamster grávida?
Ao perceber que a hamster fêmea está grávida, o tutor deve separá-la do macho para que ele não a machuque.
Outros cuidados são manter a gaiola do animal de estimação limpa e trocar o granulado que reveste o ambiente a cada dois dias. Assim, o tutor evita que o animal fique estressado.
Água limpa e fresca e comida devem estar sempre disponíveis, já que, nesse período, o bichinho vai sentir mais fome e vai precisar de mais nutrientes.
O tutor deve evitar tocar muito na fêmea durante o período de gestação, assim como quando os filhotes nascerem.
E não menos importante: o tutor deve levar a fêmea ao veterinário para se certificar que todo o período gestacional dela ocorra de forma tranquila.