Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços

Meu Pet

Pets

GATOS: cidade na Alemanha ordena isolamento de gatos para salvar espécie de pássaro; entenda

Os gatos da cidade apresentam uma ameaça para os pássaros da espécie Cotovia-de-poupa

Cadastrado por

Lívia Almeida

Publicado em 23/05/2022 às 17:52 | Atualizado em 23/05/2022 às 18:26
Confira mais informações - Marc Moritsch/Nat Geo Image Collection

As autoridades da cidade de Walldorf, na Alemanha, ordenaram que os donos de gatos devem manter os felinos apenas em casa, sem acesso às ruas, até o final de agosto.

O motivo? Tentar proteger a época de acasalamento da espécie Cotovia-de-poupa. Os pássaros dessa espécie costumam criar seus ninhos no chão, o que os torna presas fáceis para os gatos.

Nas últimas décadas, a população de Cotovia-de-poupa diminuiu consideravelmente na Europa. Por isso, a preocupação do governo resultou na proibição. De acordo com as autoridades da cidade, "a sobrevivência da espécie depende de cada filhote", e é necessário que eles fiquem longe dos predadores.

Pássaro da espécie Cotovia-de-poupa - Mário Gomes/Flickr

O decreto se aplica apenas aos gatos da parte sul da cidade, mas gerou controvérsia até mesmo fora da Alemanha. Até o momento, é esperado que o decreto seja repetido durante a mesma época do ano nos próximos três anos, para que os pássaros da espécie consigam se reproduzir se forma eficiente.

O que acontece caso o gato saia de casa?

Caso o gato seja encontrado passeando nas ruas, a multa para os tutores pode ser de até 500 euros. Já nos casos onde o felino seja encontrado matando ou ferindo uma Cotovia-de-poupa, a multa pode chegar até 50 mil euros.

- Konrad Wothe/Minden Pictures/National Geographic Creative

Resposta da população

Muitos donos de gatos da região ficaram frustrados com o decreto. Em entrevista à Euronews Green, um representante da Deutscher Tierschutzbund, maior organização de proteção animal da Alemanha, afirmou: "prevenir subitamente gatos que estão habituados a estar no exterior de o fazer significa imensas restrições e stress para os animais (...) A influência negativa dos gatos na população de aves é, em todo o caso, controversa.”

Já o jornal regional Rhein-Neckar-Zeitung divulgou que na quarta-feira, dia 25, o chefe da associação local de proteção animal planeja tomar medidas legais contra o decreto. "Posso garantir que faremos o possível para impedir essa medida desproporcional", ele afirmou.

De qualquer forma, a melhor alternativa para os bichanos é que eles sejam criados em casa, sem acesso às ruas. Clique aqui para entender porque os veterinários indicam esse tipo de criação para os gatos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS