Com as várias atualizações do Instagram o usuário da rede já está acostumado, mas um recurso retirado em 2019 poderá voltar: a exibição do número de curtidas nos posts. A rede social comunicou, na quarta-feira (14), que vai fazer testes com um número restrito de usuários em que eles poderão ter controle se querem ou não ver detalhes sobre "likes" em publicações próprias e de outras pessoas. Quem receber este novo recurso, poderá escolher entre três opções: não ver quantidade de curtidas nas publicações de outras pessoas; desativar contagem de curtidas em suas próprias publicações e a experiência original (retornando à versão anterior).
O Instagram informou que decidiu fazer este teste para avaliar melhor a experiência do usuário. "Algumas pessoas descobriram que não visualizar o número de curtidas as ajudava a se sentirem menos pressionadas, enquanto outras pessoas queriam continuar a ver a contagem para que pudessem identificar tendências e os conteúdos mais populares no Instagram", diz a empresa em comunicado. As novas funções podem atingir influenciadores digitais que trabalham de acordo com as métricas de engajamento das publicações. E a aposta do Facebook seria justamente medir quem não quer disputar pelos números e quem precisa ter esse dado exposto por causa do trabalho.
Relembre
O motivo inicial para esconder curtidas era fazer com que as pessoas não se sentissem numa competição por atenção e, talvez, fazer com que elas ficassem mais à vontade para compartilhar conteúdos na plataforma. Em comunicado de 2019, o Instagram dizia: "Queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebiam". O que você acha? O recurso já está disponível para você?