Quem já viu a foto da menina em frente a um incêndio e não usou como meme, não usa as redes sociais direito. Zoe Roth é a garotinha que aparece com um sorriso sarcástico no primeiro plano da foto. Hoje ela tem 21 anos e estuda na Universidade de Chapel Hill.
Muita gente pensa que o incêndio foi causado pela menina, mas na verdade, foi causada pelos próprios bombeiros como treinamento. O que aconteceu, é que em 2005 ela e o pai moravam num bairro da cidade de Mebane, no estado de Carolina do Norte, nos EUA. Eles estavam passeando pelo local quando tiraram a foto.
- Bombeiros filmam tornado de fogo durante incêndio em fábrica na Inglaterra
- Coala é salvo de incêndio por mulher que tira a própria camisa para protegê-lo
- Morre coala que ficou conhecido por ser resgatado em incêndio na Austrália
- Tamanduá faz gesto de ''se render'' após ser salvo por bombeiros de incêndio
Quando a foto chegou na internet, viralizou imediatamente. Em fevereiro Zoe recebeu um telefonema com a proposta de transformar a foto retratada em NFT (em tradução literal, Token não-fungível, nome dado a um certificado digital, estabelecido via blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens digitais). Após pensar muito sobre o assunto, e entender que poderia acumular um boa quantia no negócio, decidiu transformar em NFT.
A transação foi tão boa, que foi vendida por US$ 473 mil, ou seja, R$ 2,5 milhões. Roth ganhará 10% do valor de qualquer transação feita. Tudo porque o NFT da foto não foi vendido em dólares, mas em ethereum, uma criptomoeda. As informações são do jornal "Independent".