Nesta sexta-feira (8), é comemorado um dos dias mais importantes para um povo que já sofreu e ainda luta contra diversos preconceitos, o Dia do Nordestino. Para quem não sabe, é do Nordeste que o futebol brasileiro usufruiu dos melhores atletas de todos os tempos, que realizam história na seleção brasileira e por clubes onde passaram. Com isso, o Blog do Torcedor separou alguns jogadores que deixaram suas marcas em conquistas de Copa do Mundo, pelo Brasil.
- Veja quem são os quatro jogadores brasileiros mais promissores do mundo
- Cristiano Ronaldo é eleito o jogador do mês da Premiere League; confira números
- Mais novo ricaço do futebol, Newcastle pode ter trio de luxo no ataque; veja quem
- Dia do Nordestino: veja 10 momentos marcantes dos times da região no futebol brasileiro
- 'Não existe qualquer irregularidade', diz Jurídico do Sport sobre caso Pedro Henrique
Ricardo Rocha
Natural do Recife, Ricardo Rocha foi um dos principais jogadores na conquistas do Treta Brasileiro - em 1994 - ao lado de Romário e Bebeto. O ex-jogador começou sua trajetória no Santo Amaro e, com o sucesso, logo foi transferido para o Santa Cruz. Depois, passou por clubes como Vasco, São Paulo e Real Madrid.
Bebeto
Bebeto foi outra peça fundamental para o Mundial de 1994. Ao lado de Romário, os dois jogadores marcaram uma das melhores duplas de todos os tempos. Naquela Copa do Mundo, os atacantes - praticamente - decidiram os jogos para a conquista do campeonato. Bebeto nasceu na Bahia, em Salvador, e teve passagens por times como Flamengo, Vitória e Vasco.
Zagallo
Quem conhece de futebol sabe que esse nome é bastante pesado no futebol nacional e internacional. O Velho Lobo nasceu em Atalaia, Alagoas, mas se mudou para o Rio de Janeiro quando ainda era criança. Zagallo é Tetracampeão Mundial pela Amarelinha, duas como jogador - em 1958 e 1962 - uma como treinador - 1970 - e outra como coordenador técnico - 1994.
Mazinho
O ex-atleta é natural da Paraíba, de Santa Rita. O meio-campo era considerado um dos melhores jogadores da posição daquela época, em 1994. Com isso, ele foi uma peça fundamental para o título daquele ano pela seleção, servindo Romário e Bebeto. Ele também jogou por clubes gigantes como Palmeiras, Valencia e Fiorentina.
Rivaldo
Não poderia falta um dos melhores jogadores de todos os tempos, né?! Rivaldo nasceu em Pernambuco e foi revelado pelo Tricolor do Arruda, clube em que guarda no coração com muito carinho. Depois do time pernambucano, Rivaldo foi para o futebol paulista para brilhar com a camisa do Palmeiras. Com o sucesso, se transferiu para a Europa para se consagrar o melhor jogador do mundo, em 1999, pelo Barcelona. Após bater na trave em 1998, o pernambucano levantou a cabeça e conseguiu - mesmo machucado - ser um dos principais jogadores da seleção - ao lado de Ronaldo e Ronaldinho - na conquista do Penta, em 2022.