Os times pernambucanos poderão ter mais torcida nos estádios a partir desta sexta-feira (15). Mais cedo, o governo do Estado realizou coletiva de imprensa, apenas com a presença do secretário de Saúde, André Longo, e sequer citou os jogos de futebol. Horas depois, porém, se manifestou por meio de nota, informando o aumento de públicos nos estádios de futebol para até 15% da capacidade do local.
Em novembro, dependendo dos números da saúde, o público pode passar para cinco mil pessoas ou 50% da capacidade, o que for menor.
>> O cazá cazá, enfim, saiu da garganta! Sport vence Juventude; confira reações da torcida
O controle de imunização permanecerá o mesmo, apesar do aumento da capacidade. Ou seja, 90% dos ingressos continuarão sendo destinados para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.
Capacidade dos estádios, de acordo com o governo de Pernambuco:
Arena de Pernambuco: 6,9 mil torcedores (capacidade total de 46,1 mil)
Arruda: 9 mil torcedores (capacidade total de 60 mil)
Ilha do Retiro: 5,2 mil torcedores (capacidade total de 35 mil)
Aflitos: 2,9 mil torcedores (capacidade total de 19,6 mil)
Lacerdão (Central): 4,5 mil torcedores (capacidade total de 30 mil)
Cornélio de Barros (Salgueiro): 1,8 mil torcedores (capacidade total de 12 mil)
Ademir Cunha (Paulista): 1,8 mil torcedores (capacidade total de 12 mil)
> Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter
View this post on Instagram
Até a nova liberação, os estádios podiam receber até 2,5 mil pessoas ou 20% da capacidade do local. Tanto no caso da Arena de Pernambuco quanto do estádio dos Aflitos, que receberam partidas até agora, foram colocados 2,5 mil ingressos à venda, obedecendo o controle de imunização.
NÁUTICO 1X3 CRB
O torcedor não tinha uma oportunidade de ir ao estádio em Pernambuco há quase um ano e meio devido à pandemia da covid-19. Depois que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) liberou o retorno do público e o governo do Estado também, o Náutico foi a equipe que "fez as honras" desta volta. Na terça-feira (28), o Timbu enfrentou o CRB, na Arena de Pernambuco, e perdeu por 3x1. Mas não foi apenas a derrota que desapontou. O tamanho do público também foi diferente do esperado.
Na Série B do Brasileiro, outros clubes já fizeram partidas com a presença de torcedores no estádio. Depois da liberação oficial da CBF, o maior público registrado até agora foi o de Vasco 2x0 Goiás, na última segunda-feira (27), com 3.189 pessoas. O segundo maior público foi para Remo 1x0 Náutico, na última sexta-feira (24), que recebeu 1.699 torcedores. Já Goiás 1x2 Vila Nova teve 1.221 pagantes, enquanto Brusque 0x1 Vasco reuniu 707 torcedores e Londrina 1x0 Vitória teve apenas 276 pagantes.
Foram colocados à venda 2.500 ingressos para Náutico x CRB, dos quais 90% precisavam ser destinados a torcedores que tomaram as duas doses da vacina ou o imunizante de dose única e os outros 10% a torcedores que tomaram uma dose e apresentassem um teste negativo para a covid-19. O duelo entre alvirrubros pernambucanos e alagoanos reuniu 649 torcedores do Náutico na Arena de Pernambuco. Com um público pequeno, a chegada e o acesso ao estádio ocorreram de forma tranquila.
SPORT 3X1 JUVENTUDE
O cazá cazá, enfim, saiu da garganta. Em dia de vitória do Sport, 1.219 rubro-negros puderam ver os gols de Zé Welison, Mikael e Chico de perto. A vitória por 3x1 diante do Juventude nesta quarta-feira (5), marcou reencontro do torcedor com o time após cerca de um ano e meio, por conta da pandemia da covid-19.
Entre as críticas a serem feitas, o uso temporário da máscara é uma delas. Antes do apito inicial, as pessoas com máscara no queixo, ou totalmente retiradas, se limitavam aos que estavam consumindo alguma coisa, seja um lanche ou uma bebida.
Mas isso foi mudando na medida que o clima foi esquentando e o Sport abrindo e ampliando o placar. Claro, não é exclusividade do rubro-negro, visto que outros exemplos do torcedor nos estádios - como o próprio alvirrubro, no último jogo do Náutico, e até no futebol europeu.
NÁUTICO 3X2 GOIÁS
Um ano e meio depois, a torcida do Náutico retornou ao estádio dos Aflitos nesta terça-feira (5/10). Antes do jogo contra o Goiás pela 29ª rodada da Série B, os alvirrubros estavam ansiosos. O que não poderia ser diferente. A última partida do Timbu dentro de casa, antes da pandemia da covid-19, aconteceu no dia 14 de março de 2020, diante do Fortaleza, em jogo válido pela Copa do Nordeste.
"Emocionante reencontrar o estádio, os jogadores e a torcida. Tudo super tranquilo", afirmou o alvirrubro Matheus. "É uma emoção indescritível. Estou tremendo. Parece a volta aos Aflitos. Uma emoção muito grande", completou a torcedora Carol.
Todos os 2.500 ingressos disponíveis foram comercializados pelos sócios do Náutico, que tiveram exclusividade na compra. Mesmo com o preço elevado de R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia), os alvirrubros estavam com "saudade de casa" e compareceram em peso. Claro, apenas os torcedores que tomaram as duas dose, dose única ou uma dose, mais um teste negativo.
SPORT 1X0 CORINTHIANS
O Sport embalou de vez no Campeonato Brasileiro. O Leão derrotou o Corinthians por 1x0 na tarde deste sábado (9) na Arena de Pernambuco pela 25ª rodada da Série A. O gol foi marcado pelo atacante Paulinho Moccelin aos 35 minutos do segundo tempo, após grande jogada de Marcão. O público de 2.489.
Foi a terceira vitória consecutiva do rubro-negro, que já vinha de triunfos sobre os gaúchos Grêmio (2x1) e Juventude (3x1). Com a reação, o time pernambucano subiu para 26 pontos e segue na luta contra o rebaixamento. O alvinegro paulista não perdia havia 10 partidas.