Já tem comandante

Sport já iniciou o ano de 2022 com a renovação de Florentín, mas e o restante do planejamento?

O paraguaio Gustavo Florentín foi o terceiro técnico do Leão no ano de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 30/11/2021 às 21:29 | Atualizado em 03/12/2021 às 21:26
Notícia
X

Como não poderia ser diferente, ainda mais com o eminente rebaixamento, o Sport começou há algumas semanas a realizar o planejamento do ano de 2022. O primeiro passo foi dado: a renovação do técnico paraguaio Gustavo Florentín, anunciada na última segunda-feira. Mesmo com todas as dificuldades, ele conseguiu mostrar qualidade no trabalho de campo e fora das quatro linhas caiu nas graças do torcedor.

>> Veja os times que vão jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022

>> Juventude bate Red Bull Bragantino e decreta rebaixamento do Sport no Brasileirão

>> Sport amarga quarto rebaixamento na Era dos Pontos Corridos do Brasileirão

>> O que começou errado, não poderia terminar certo: relembre o fracasso do Sport na temporada 2021

>> Após queda para Série B, sobrevivência financeira do Sport em 2022 passa por negociações dos garotos da base

Só que, agora, o Sport entrará em outro momento, assim como Florentín na carreira. Na primeira experiência no Brasil, o técnico terá a missão de coordenar a montagem do elenco para a disputa da Copa do Nordeste, Pernambucano, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro, que como já disse o vice-presidente de futebol Augusto Carreras, o Leão irá disputar com a missão de já conquistar o acesso.

Quem ajudará o comandante leonino nas contratações, além de Romão, que tem sido bastante presente no futebol, e Carreras, é o executivo de futebol Jorge Andrade. Ele foi contratado recentemente após a saída de Felipe Albuquerque no escândalo administrativo que derrubou todo o departamento durante a Série A.

Agora, com o rebaixamento decretado, o Sport já tem uma previsão de orçamento para a próxima temporada. Os cofres rubro-negros devem ser turbinados com as possíveis negociações dos pratas da casa Mailson, Ewerthon, Gustavo e Mikael. Eles já despertaram vários interesses no mercado nacional e internacional e as negociações podem ser primordiais para a sobrevivência financeira em 2022. Ainda mais porque a cota da TV de cair, em média, de R$ 40 milhões para R$ 14 milhões.

Atualmente, 12 jogadores tem contratos garantidos para o ano que vem, sendo oito deles atletas que atualmente são titulares. São eles: o goleiro Maílson, os laterais Sander e Ewerton, os zagueiros Sabino e Rafael Thyere, os meias Gustavo e Everton Felipe, além do atacante Mikael. Completam a lista o goleiro Carlos Eduardo, o zagueiro Chico, o lateral esquerdo Luciano Juba e o volante Ronaldo.

>> Ele fica! Gustavo Florentín renova com o Sport para 2022

Terminam o contrato neste ano: o goleiro Saulo, o lateral-direito Hayner, o zagueiro Pedro Henrique, os volantes Zé Welison, Betinho e Marcão, o meia Hernanes e os atacantes Everaldo, Vander, Paulinho Moccelin e Tréllez. O volante João Igor e o atacante Neilton assinaram os respectivos contratos até o fim desta temporada, mas, como estão no departamento médico, os vínculos devem ser renovados automaticamente pelo tempo proporcional devido a questão legal.

 

ANDERSON STEVENS/SPORT
Gustavo Florentín se mostrou animado com a renovação de contrato junto ao Leão - ANDERSON STEVENS/SPORT

Situação parecida com a vivida pelo atacante Leandro Barcia. Ele sofreu uma grave lesão no joelho e passou cerca de seis meses em recuperação. Quando voltou recentemente, na metade do segundo turno da Série A, sofreu uma nova lesão na coxa e ainda não ficou à disposição.

>> Aumentam as sondagens em torno dos pratas da casa do Sport; entenda

Para o ano de 2022, Florentín já deixou claro que deseja ter, pelo menos, dois jogadores para cada posição. O primeiro nome especulado como indicação do treinador já surgiu. Trata-se do atacante paraguaio Oscar Ruiz, que está encostado no Bahia, e já trabalhou com o técnico no Cerro Porteño.

"Há uma base, mas temos que ver os jogadores que estão finalizando seus contratos. Estamos conversando sobre isso com os diretores. Há muito trabalho para fazer. Mas, temos que trazer jogadores", comentou o técnico Gustavo Florentín. "Temos que ter dois jogadores por posição, ter um plantel um pouco mais frondoso, porque hoje temos um plantel curto, limitado. Porém, quem está aqui está dando o seu melhor em cada jogo", completou, em recente entrevista coletiva.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor