Na Série B de 2005, o Grêmio conseguiu uma das maiores façanhas do futebol brasileiro ao vencer o Náutico por 1x0, com sete jogadores em campo e dois pênaltis desperdiçados pelo Timbu. O jogo ficou conhecido como a "Batalha dos Aflitos", que rendeu até documentário e livro sobre a partida.
Após a vitória por 3x0 da equipe gaúcha contra o Bragantino na última rodada do Brasileirão, o presidente do time tricolor, Romildo Bolzan Júnior, pediu para que os jogadores incorporassem o espírito de guerra daquele confronto para que o Grêmio escape do rebaixamento.
- Grêmio identifica torcedores que invadiram Arena após derrota para o Palmeiras; confira
- Íbis tira onda com o Grêmio após mais uma derrota no Brasileirão
- Vidente crava campeão da Libertadores e diz que Grêmio não cai para Série B; confira
- Veja os gols de Grêmio 3x0 Red Bull Bragantino pelo Brasileirão
"Se não se recordam, um jogo que o Grêmio com sete em campo ganhou de 1 a 0, a famosa Batalha dos Aflitos. Temos seis Batalha dos Aflitos, seis campeonatos, seis decisões", disse o dirigente nos vídeos dos bastidores da equipe.
"Não tem mais nada a fazer a não ser vencer. A dignidade de vocês e da família de vocês... Este é o Grêmio que conhecemos. Vamos matar esses seis jogos e sair dessa", complementou.
O Grêmio ocupa a 18ª posição com 32 pontos pontos somados, quatro distante do Bahia, primeiro fora do Z4. O Tricolor enfrentará a Chapecoense no próximo sábado e depois pegará Flamengo, Bahia, São Paulo, Corinthians e encerra a competição contra o Atlético-MG. De acordo com o site Chance de Gol, as probabilidades de rebaixamento são de 87,5%.