Messi, Cristiano Ronaldo ou Mbappé! Quem atingiu os 23 anos com melhores números?
Francês do PSG completou 23 anos na última segunda-feira
Messi ou Cristiano Ronaldo talvez seja uma das maiores perguntas e fonte de discussões vastas e complexas que percorrem o futebol. Qual é melhor? Qual é maior? Qual é mais decisivo? Quem você queria no seu time?
> Di Maria, da Argentina e PSG, está negociando com time brasileiro, afirma jornalista
> Mbappé completa 23 anos; confira lances e gols do craque do PSG
Mas, existe uma outra questão que também envolve argentino e português e que toma conta das mesas redondas: Quem será o seu sucessor?
Já foi e, de certa, forma, ainda é Neymar, o grande favorito. Mas, a cada ano que passa, Kylian Mbappé, hoje companheiro do brasileiro, e também de Messi, no PSG que assume o favoritismo para ser o grande nome do futebol mundial após a dupla.
Um dos argumentos mais fortes é a pouca idade atrelada a grandes feitos. Mbappé completou 23 anos na última segunda-feira e desde os 19 tem a conquista máxima do futebol, que Messi e Cristiano Ronaldo nunca conseguiram: a Copa do Mundo.
> Messi pode vestir a camisa 10 do PSG e o motivo não é Neymar; entenda
> Refeições, sono intenso e exercícios: conheça a ''receita de sucesso'' de Cristiano Ronaldo
Mbappé não apenas esteve presente, como foi titular absoluto e um dos grandes destaques, ao lado de Pogba e Griezmann da campanha que terminou com o bicampeonato mundial da França na Copa de 2018, realizada na Rússia. Na competição, Mbappé marcou 4 gols, dois deles quando eliminou a Argentina de Messi nas oitavas de final e um outro na grande decisão, contra a Croácia.
Em contrapartida, ainda luta para conquistar sua primeira Champions League da carreira, quanto Cristiano Ronaldo soma cinco títulos e Messi quatro, três como titular. Tendo disputado a competição em cinco oportunidades (a sexta em andamento), chegou na semifinal em duas oportunidades, com o Monaco em 2017 e com o PSG em 2021. Em 2020 ficou com o vice-campeonato com o time parisiense, perdendo a final para o Bayern de Munique.
- Saiba o trio de ataque de peso que o Fluminense quer para a Libertadores
- Empresário confirma que atacante não permanece no Sport para 2022; saiba quem é
- De saída para Fluminense, Willian Bigode recebe homenagem do Palmeiras
- Sport e Diego Souza: saiba quando será reunião para definir volta do jogador ao clube
- Briga por técnico! Inter faz proposta por alvo do Flamengo; saiba quem é o treinador
Mas, um pouco injusto comparar o currículo de dois craques que jogam a quase duas décadas com um garoto que surgiu "ontem". Sendo assim, fizemos um recorte apenas até os 23 anos, o que engloba toda a carreira de Mbappé até o momento desta publicação. Cristiano Ronaldo terá considerado os números até 5 de fevereiro de 2008, meses antes de seu primeiros títulos de Champions e Bola de Ouro. Já Messi terá o recorte dado até 24 de junho de 2010, pouco depois de ser eleito o melhor jogador do mundo e de ter conquistado sua segunda Champions League:
Mbappé
Jogos: 308
Gols: 198
Assistências: 97
Média de participações diretas em gol por jogo: 0,95
Cristiano Ronaldo
Jogos: 303
Gols: 102
Assistências: 53
Média de participações diretas em gol por jogo: 0,51
Messi
Jogos: 262
Gols: 140
Assistências: 57
Média de participações diretas em gol por jogo: 0,75
> Meteu essa? Haaland é "esnobado" por presidente de gigante europeu: "Não temos interesse"
Número absolutamente impressionantes, que demonstram a grandiosidade desses atletas. Todos, sem exceção, marcaram mais de 100 gols nesta idade, com Mbappé beirando os 200. Cristiano Ronaldo, que teve o começo mais modesto, hoje já soma mais de 800 vezes em que balançou as redes e Messi acabou de conquistar sua última Bola de Ouro, tendo um desempenho individual bastante acima da média.
Sabendo o que se tornaram, fica difícil não dar um valor acima do normal ao que Messi e Cristiano Ronaldo fizeram até os 23 anos. Em contrapartida, as incertezas do futuro, mesmo com um potencial gigante e uma Copa do Mundo no currículo, torna também difícil dizer que, nesse recorte, Mbappé é superior a dupla que dominou o futebol neste começo de século. De qualquer forma, assunto e argumentos para discussão não faltam.