Em baixa no futebol europeu, o atacante Wesley Moraes - do Aston Villa - já deu muito o que falar. Mesmo vivendo uma seca de gols há dois anos, o brasileiro de 1,92m virou alvo de disputa entre gigantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo pertencendo ao clube da Inglaterra, o atleta está atuando pelo Club Brugge, da Bélgica.
>> Sim ou não? Saiba qual a resposta que Jorge Jesus deu ao Flamengo sobre retorno
>> Em baixa no Atlético de Madrid, Luis Suárez vira alvo de time milionário da América; veja
Até então, o Palmeiras, Flamengo, São Paulo e até o Internacional já mostraram interesse em Wesley. Mas por que um atacante sem gols nas últimas duas temporadas tem agitando o mercado do verão brasileiro?
Natural de Juiz de Fora-MG e cria das categorias de base do Itabuna, da Bahia, o atleta de 25 anos partiu ainda adolescente para o futebol europeu. Sua estreia como profissional foi na Eslováquia em 2015, vestindo a camisa do AS Trencin, onde marcou oito gols em 22 partidas. Em 2016, foi contratado pelo Club Brugge, onde ganhou holofotes internacionalmente.
No finalzinho da temporada 2015/16, ele chegou a atuar em duas partidas e marcou duas vezes. A participação em gols foram aumentando por temporada no Brugge. Em 2016/17, marcou seis gols em 32 partidas, equanto que em 2017/18, marcou 13 em 44 jogos. A temporada de 2018/19 foi a mais promissora para o atacante, que marcou 17 vezes em 48 jogos, além de ter dado cinco assistências.
>> Adeus Luxa? Ronaldo já toma as primeiras decisões no futebol do Cruzeiro; veja quais
>> Newcastle faz proposta milionária por jogador da Seleção Brasileira, diz site
A temporada de Wesley abriu as portas para que jogasse a liga mais prestigiada do mundo - a Premier League. O jovem se tornou a contratação mais cara do Aston Villa, que desembolsou 25 milhões de euros (cerca de R$ 162 milhões) pelo atleta. Ele chegou a fazer uma boa temporada de estreia, com seis gols e uma assistência em 22 jogos, mas acabou decaindo e perdendo espaço.
Na temporada 2020/21, chegou a jogar pelo sub-23 do Aston Villa e tem apenas uma partida jogada na atual temporada pela equipe profissional. Ainda nesta temporada, o atacante retornou ao Club Brugge - dessa vez por empréstimo - e atuou em apena seis partidas, mas ainda não balançou as redes.
Em 2019, quando fazia sua primeira temporada pelo clube inglês, foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira. O atacante chegava para vestir a amarelinha após corte sofrido por David Neres. Na ocasião, o Brasil perdeu por 1x0 para a Argentina em amistoso na Arábia Saudita. Wesley chegou a ser acionado nos minutos finais do jogo.
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.