Não, você não leu errado. O Al Ahly, do Egito, adversário do Palmeiras no Mundial de Clubes, bate de frente com o Flamengo e tem uma das maiores torcidas do mundo.
A discussão sobre quem tem a maior torcida do mundo é longa e recheada de controvérsias e incertezas, mas, o que se sabe é que os times envolvidos nelas arrastam multidões por onde passam. O Al Ahly, sem dúvidas, é um desses casos.
Segundo o próprio clube egípcio, são mais de 60 milhões de torcedores, números que representam quase 60% de toda a população do Egito (102,3 milhões segundo censo de 2020) e que superam, com folgas a do Flamengo, que, segundo levantamento da Universidade do Futebol feito em maio de 2016, tem 32,5 milhões de torcedores.
Os números não são exatos. A Fifa, por exemplo, estima que o Al Ahly tenha entre 30 e 39 milhões de torcedores, o que os colocaria no mesmo patamar do Flamengo.
Nas redes sociais, no entanto, a vantagem é brasileira. O Flamengo soma 41,8 milhões de seguidores somando todas as suas redes sociais, ao passo que o Al Ahly para nos 33 milhões.
No Instagram, o rubro-negro soma 12,5 milhões de seguidores contra 8,1 milhões. Já no Twitter, nova vitória brasileira, mas mais apertada, 8,7 milhões x 8,3 milhões.
De qualquer forma, as arquibancadas do Estádio Al Nahyan devem estar bastante preenchidas com torcedores egípcios nesta terça-feira (8), às 13h30. São apenas 3 mil quilômetros, ou 3 horas de voo que separam o Cairo, capital do Egito, de Abu Dhabi, palco da partida contra o Palmeiras.