A Mercedes anunciou o W13, seu novo carro para a temporada 2022, com várias novidades, sendo a principal delas o retorno ao prata após dois anos usando o preto, que conquistou o título com Lewis Hamilton em 2020, mas perdeu para Verstappen na última volta do último GP de 2021, em Abu Dhabi.
O novo carro também terá um novo piloto. Além de Hamilton, que buscará novamente o inédito octacampeonato, a equipe contará com o jovem George Russell, de 24 anos, que estava na Williams e assume o lugar de Valtteri Bottas, que foi para a Alfa Romeu.
O novo modelo traz bastante mudanças aerodinâmicas em relação aos últimos anos, o que acontece devido à mudança de regulamento na Fórmula 1 para 2022, buscando carros mais próximos, ar menos turbulento e, consequentemente, mais ultrapassagens.
"Na parte do chassi as mudanças são enormes. Não tivemos uma mudança deste tamanho em toda minha carreira. Acho que existe três aspectos para avaliar isso: primeiro a forma que a regra foi construída é bem diferente, particularmente na aerodinâmica, e isso é um grande impacto. Segundo, o que eles tentaram alcançar com a aerodinâmica significou que o carro é fundamentalmente diferente", explicou Mike Elliott, o diretor técnico da Mercedes.
- Fórmula 1: Red Bull apresenta novo carro de Verstappen e Pérez para temporada 2022
- Fórmula 1: McLaren apresenta o MCL36, novo carro da temporada 2022
- Fórmula 1: Williams apresenta o FW44 com novas cores para temporada 2022
- MICHAEL MASI DEMITIDO NA FÓRMULA 1: relembre polêmica envolvendo o título de Verstappen
Apesar das mudanças, o novo modelo agradou a Lewis Hamilton, que elogiou o novo carro.
"Parece-me impressionante, como sempre. Como mudou. Agora temos que evoluir durante a temporada, mas é um dos momentos mais emocionantes dos últimos anos para mim. Como se fosse o primeiro dia. Vamos ver se é uma obra-prima. Eu os vi trabalhar, mas o mais emocionante é que ninguém sabe o que os outros vão trazer, o que os outros fizeram, então você tem que aproveitar um ano espetacular", falou.