Depois de semanas de tensão e incerteza, a Rússia iniciou, nesta quinta-feira (24), sua invasão à Ucrânia, no que parece ser o início de uma guerra diplomaticamente irreversível.
No futebol, a Ucrânia é conhecida por contratar vários jogadores brasileiros, sobretudo com o Shakhtar Donetsk, que conta atualmente com 13 brasileiros, como Pedrinho, ex-Corinthians, e David Neres, que chegou recentemente vindo do Ajax. Confira a lista completa:
Shakthar Donetsk: Júnior Moraes, Fernando, Pedrinho, Tetê, David Neres, Alan Patrick, Maycon, Marcos Antônio, Vinicius Tobias, Dodô, Marlon, Ismaily, e Vitão.
Outros times: Vitinho (Dínamo Kiev), Juninho e Cristian (Zorya Lugansk), Marlyson e Fabinho (Metalist), Lucas Rangel e Luizão (Vorskla Poltava), Renan Oliveira e Diego Santos (Kolos Kovalivka), Talles e Edson (Rukh Lviv), Bill e Busanello (SK Dnipro).
O campeonato ucraniano foi suspenso por tempo indeterminado e jogadores brasileiros de Shakthar e Dinamo de Kiev gravaram um vídeo pedindo ajuda ao Governo Federal para retornar ao Brasil.
Entenda a possível guerra entre Ucrânia e Rússia
Durante a madrugada desta quinta (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar em solo ucraniano. A medida veio após uma série de conflitos iniciada pela tentativa da Ucrânia em fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Os ataques surgem após diversas ameaças e Putin desmerecer a nação da Ucrânia, que era parte da antiga União Soviética, que caiu em 1991.