Os primeiros três dias de testes na Fórmula 1 chegam ao fim nesta sexta-feira (25), no Circuito da Catalunha, na Espanha, com destaque para os desempenhos de Ferrari e McLaren, que tiveram os melhores tempos nos dois primeiros dias com Charles Leclerc e Lando Norris.
Our final day of pre-season running in Barcelona! ????#F1 pic.twitter.com/PEmZ5t8yRV
— Formula 1 (@F1) February 25, 2022
Mas, esse desempenho, embora dê algumas pistas, não é definitivo. Neste primeiro, muitos pilotos e equipes buscam mais pela confiabilidade do veículo e por um ajuste mais amplo do que, necessariamente, alcançar os limites do carro.
A expectativa para 2022 é que hajam mais "batalhas" por posição. O novo modelo de carro gera um ar menos turbulento para quem vem de trás e, em tese, permite que os pilotos andem mais próximos uns dos outros e, portanto, tenham mais oportunidades de ultrapassagem.
Max Verstappen, da Red Bull, é o atual campeão e espera-se que ele venha forte para brigar pelo bicampeonato. Mas não sem a concorrência do lendário heptacampeão Lewis Hamilton, que está mordido por perder o título da última temporada para o holandês na última volta.
Bom, todas essas especulações vão ser sanadas no decorrer das 23 corridas previstas no calendário, um número recorde para a categoria. As corridas sprint, que acontecem nos dias reservados aos treinos de qualificação, estão de volta em três GPs, incluindo, mais uma vez, o do Brasil.
CALENDÁRIO COMPLETO
GP do Bahrein - 20 de março
GP da Arábia Saudita - 27 de março
GP da Austrália - 10 de abril
GP da Emília-Romanha - 24 de abril *
GP de Miami - 8 de maio
GP da Espanha - 22 de maio
GP de Mônaco - 29 de maio
GP do Azerbaijão - 12 de junho
GP do Canadá - 19 de junho
GP da Inglaterra - 3 de julho
GP da Áustria - 10 de julho *
GP da França - 24 de julho
GP da Hungria - 31 de julho
GP da Bélgica - 28 de agosto
GP da Holanda - 4 de setembro
GP da Itália - 11 de setembro
GP da Rússia - 25 de setembro **
GP de Singapura - 2 de outubro
GP do Japão - 9 de outubro
GP dos EUA - 23 de outubro
GP da Cidade do México - 30 de outubro
GP de São Paulo - 13 de novembro *
GP de Abu Dhabi - 20 de novembro
* GPs com corridas sprint
** Devido aos recentes episódios envolvendo o confronto armado entre Rússia e Ucrânia, a Fia (Federação Internacional de Automobilismo) emitiu um comunicado informando que está monitorando a situação tendo em vista a realização do GP da Rússia. A depender dos desdobramentos, o GP pode ser adiado ou até cancelado.