Uma cena do Campeonato Turco, da Segunda Divisão, tomou conta das redes sociais neste final de semana. Ayku Demir, capitão do Erzurumspor se recusou a vestir uma camisa em protesto à invasão russa à Ucrânia antes da partida contra o Ankaragücü.
Ver essa foto no Instagram
Ele foi o único jogador que se recusou a usar a camisa e recebeu duras críticas pela atitude. Após o jogo, em entrevista ao jornal Fanatik, Demir explicou o motivo que o fez recusar o protesto e aproveitou para desabafar e criticar as diferentes posturas que são tomadas com diferentes conflitos pelo mundo.
"Milhares de pessoas morrem todos os dias no Oriente Médio. Eu também me sinto mal. Compartilho a dor de pessoas inocentes", disse ele, criticando à proporção que a situação está tomando em relação a outras semelhantes.
"Aqueles que ignoram a perseguição estão fazendo essas coisas quando isso acontece na Europa. Não gosto de usar essa camisa porque não foi feita para esses países", concluiu, desabafando.
Lembrando que a Turquia, embora faça parte da Europa, tem parte de seu território localizado na Ásia, fazendo fronteira com Síria, Iraque e Irã, e possui forte influência islâmica em sua sociedade.