A Copa do Mundo 2022 começa apenas em novembro e a disputa por uma vaga na competição é grande não apenas entre as seleções que ainda não garantiram vaga, mas também entre os jogadores dos países que já garantiram vaga.
Mas, um deles pode sequer ter a chance de poder concorrer por sua vaga. Trata-se do atacante Quincy Promes, da Holanda e do Spartak Moscou, da Rússia.
O jogador é acusado de tentativa de homicídio e tráfico de drogas e teve, durante a investigação, ligações interceptadas onde ele assume ter tentado assassinar um primo durante um desentendimento em festa familiar em julho de 2020.
O motivo teria sido uma tentativa de roubo à mãe do jogador, como o áudio divulgado pela emissora NOS deixa a entender:
"Eu mato quem a roubar. Ponto final. Eu mato quem roubar a minha mãe. Há certas pessoas na família pelas quais eu mato. Ponto final. Ele tem sorte de eu não andar com uma arma de fogo, caso contrário teria sido mais feio", disse Promes.
Segundo o jornal holandês De Telegraaf, a interceptação se deu pela investigação que estava em andamento por suspeita de ligação de Promes com o tráfico de drogas. A justiça suspeita que o holandês estaria envolvido no "lote" de quatro toneladas de cocaína interceptado pela polícia da Antuérpia, na Bélgica, em abril de 2020.
Promes nega as acusações e as responderá no dia 31 deste mês, março, em audiência. Em dezembro de 2020, ele chegou a ser preso, mas foi liberado após 48 horas.
Fora dos planos de van Gaal
Promes não é convocado desde a Euro 2020, quando Frank de Boer ainda era o treinador da Holanda. Sob o comando de Louis van Gaal, que assumiu o comando da Laranja Mecânica para a reta final das Eliminatórias da Copa do MUndo, o atacante não foi convocado para nenhuma das sete partidas.
Promes disputou 50 jogos pela Holanda, marcou 7 gols e deu 7 assistências.