Heptacampeão mundial de Fórmula 1, o experiente Lewis Hamilton, de 37 anos, anunciou uma mudança inusitada e radical para a temporada 2022, que se inicia no próximo fim de semana, entre 18 e 20 de março com o GP do Bahrein.
Mas, calma, que ela não terá impacto no carro ou nas pistas. Na verdade, Lewis planeja alterar o seu "nome de piloto", substituindo o já consagrado sobrenome de seu pai, Hamilton, pelo de sua mãe, Larbalestier.
Caso a mudança ocorra, então, o nome do piloto da Mercedes na Fórmula 1 não seria mais "Lewis Hamilton", mas sim "Lewis Larbalestier", sendo utilizado nas estatísticas, materiais promocionais, no padoque e afins.
O anúncio foi feito durante a Dubai Expo, confira, o que Hamilton disse:
"Estou muito orgulhoso do nome da minha família: Hamilton. Na verdade, nenhum de vocês deve saber que o nome da minha mãe é Larbalestier. E estou prestes a colocar isso em meu nome", afirmou.
Conheça os pilotos mais ricos da Fórmula 1
O motivo
Muito engajado em causas sociais e no direito das minorias, Hamilton enxerga na ação uma forma de valorizar as mulheres, que acabam "cedendo" seus nomes para assumir o do marido quando se casam, além de que os filhos também utilizam mais nome dos pais e não das mães.
"Por que eu realmente não entendo completamente a ideia de por que, quando as pessoas se casam, a mulher perde o nome. Eu realmente quero que o nome dela continue com o nome Hamilton", explicou.
Os pais de Lewis, Anthony Hamilton e Carmem Larbalestier, se divorciaram quando o heptacampeão ainda era criança.
Apesar do anúncio, Hamilton ainda não definiu quando oficializará a mudança, mas adiantou que ela não deve acontecer para a corrida no Bahrein, embora seja sua vontade.
"Não, não sei se será neste fim de semana. Mas estamos trabalhando nisso", concluiu.