Que Cristiano Ronaldo é uma máquina de bater recordes não é novidade para ninguém. Contudo, a Copa do Mundo não é das competições mais felizes para o português.
Tendo disputado sua primeira Copa em 2006, quando terminou em 4° lugar, segunda melhor campanha da história de Portugal, CR7 disputou 17 jogos e marcou 7 gols, mas nenhum deles em mata-mata.
A ausência de gols do português pesou para Portugal que, depois disso, não conseguiu avançar para além das oitavas-de-final, onde caiu em 2010 e 2018. Em 2014, no Brasil, foi eliminado ainda na fase de grupos.
Mas, não são todos os jogadores que chegam aos 37 anos com chances de ir a uma Copa do Mundo, muito menos sendo um dos principais nomes do futebol mundial e com vaga garantida na sua seleção.
Tal cenário concede a Cristiano Ronaldo a chance de bater mais um recorde caso Portugal vença a Macedônia do Norte na repescagem: Ser o jogador com mais participações em Copa do Mundo.
Caso consiga a classificação, CR7 chegará cinco Copas disputadas e se igualará ao alemão Lothar Matthäus, ao italiano Gianluigi Buffon e aos mexicanos Antonio Carbajal e Rafael Márquez.
Além disso, também impedirá que seu maior rival, Lionel Messi, atinja o feito sozinho e o deixe para trás. Messi também disputou quatro Copas, as mesmas de Cristiano Ronaldo (2006, 2010, 2014 e 2018), e, como a Argentina já está classificada, só não atinge a marca caso não seja convocado.
Portugal e Macedônia do Norte se enfrentam nesta terça-feira (29), às 15h45, horário de Brasília, no Estádio do Dragão, em Portugal.