A Fórmula 1 já passou por várias mudanças para a temporada 2022, mas, antes mesmo do início da 5ª corrida do calendário, a categoria já anunciou impactantes novidades para o futuro.
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Trata-se da entrada da Volkswagen, que colocará duas de sua mais luxuosas marca, na Fórmula 1. Em live, o CEO da montadora alemã, Herbert Diess, anunciou que a Porsche e Audi estarão no grid a partir de 2026, quando haverá nova mudança de regulamento e de motores.
A intenção, ainda segundo o CEO, é valorizar as marcas e lucrar com a exposição gerada pela F1, que está em constante crescimento de popularidade desde que foi adquirida pelo grupo americano Liberty Media Corporation em 2016 e que atingiu seu ápice em 2021 com a disputa entre Verstappen e Hamilton.
Equipe própria ou parceria?
Por mais ricas e poderosas que presuma-se que as montadoras são, entrar na Fórmula 1 não é, nem de longe, algo barato. A categoria está na vanguarda em muitos aspectos do desenvolvimento de tecnologias automotivas e exige que as equipes corram riscos para figurarem nas primeiras posições.
Pensando nisso, a ideia da Volskwagen não é criar uma equipe própria, mas sim, firmar parcerias ou adquirir uma já existente.
Red Bull Porsche e Mclaren Audi?
Rumores vem apontando que a montadora alemã terá abordagens diferentes com suas marcas. Segundo eles a Porsche já teria firmado um acordo com a Red Bull para produzir os motores da equipe do atual campeão Max Verstappen a partir de 2026.
O rumor faz sentido, dado que a Red Bull passou a produzir motores próprios após a saída da Honda, que ainda auxilia a equipe no desenvolvimento, da Fórmula 1. Além disso, esta não seria uma parceria inédita no automobilismo, já que as marcas já foram parceiras no Rally.
Já a Audi estaria visando uma abordagem um pouco mais agressiva e estaria estudando adquirir uma equipe. A favorita é a tradicional McLaren, mas a equipe de Lando Norris e Daniel Ricciardo tem mostrado resistência nas negociações.
Quem também aparece com força para ser adquirida é a Alfa Romeo. Os donos do Grupo Sauber, que possuem um acordo de branding (exposição de marca) com a montadora italiana, estariam interessados em vender a equipe, que atinge resultados satisfatórios, o que facilitaria as negociações.
De qualquer forma, as chegadas de Audi e Porsche, somados aos novos motores, que utilizarão combustíveis 100% neutro em CO2, prometem agitar os bastidores e o palco da Fórmula 1 a partir de 2026.