O Sport foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) e não terá torcida nos jogos como mandante ou visitante em competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), devido ao atentado contra a delegação do Fortaleza após o jogo da última quarta-feira (23).
A decisão ficará em vigor até o julgamento em primeira instância da denúncia futura que será feita pela Procuradoria em Medida Inominada. Ainda não há data para o julgamento.
Segundo o art. 213 do CBJD (Código Brasileiro Justiça Desportiva), a pena prevista é de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além da perda de até 10 mandos de campo.
Art. 213: Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: (Redação dada pela
Resolução CNE nº 29 de 2009).
- I - desordens em sua praça de desporto; (AC).
- II - invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; (AC).
- III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo. (AC).
Trecho do deferimento do presidente do STJD
"Ante ao exposto, DEFIRO o pedido da Procuradoria para determinar que o Sport Club Recife jogue em todas as competições organizadas pela CBF como Copa do Nordeste e Copa do Brasil (em todas as categorias) com portões fechados, sem torcida quando for mandante e na condição de visitante também ficará sem o direito a ingressos para seus torcedores até que o STJD julgue a denúncia por uma de suas Comissões Disciplinares.
Defiro o pedido de terceiro interessado protocolado pela Federação Cearense de Futebol. Abra-se vista ao Sport Club do Recife e à Federação Cearense para querendo, se manifestar no prazo legal”, determinou José Perdiz".
Sport terá torcida no Campeonato Pernambucano?
Apesar da punição, o Sport pode ter a presença de torcedores no Campeonato Pernambucano. Isso porque a medida é válida para campeonatos organizados pela CBF, conforme citado acima.
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que vai respeitar a decisão do STJD. Portanto, o Clássico dos Clássicos contra o Náutico, neste sábado (24), marcado para às 16h30 (horário de Brasília), terá a presença das duas torcidas nos Aflitos.
Pronunciamento do Sport
O presidente do Sport, Yuri Romão, pediu o banimento do futebol para as pessoas envolvidas no crime. Alguns foram identificados, segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco.
"É algo que repito sempre quando tem um crime relevante: tenham paciência que vamos dar a resposta, que será proporcional ao crime que foi cometido", afirmou Alessandro Carvalho.
> PM sabia de explosivos antes de Sport x Fortaleza, mas não apreendeu artefatos
O Blog do Jamildo apurou que a defesa jurídica do clube rubro-negro considera argumentar que a Polícia Militar de Pernambuco sabia explosivos, mas não apreendeu os artefatos.
Relembre o caso
Quando o Fortaleza retornava após o empate em 1 a 1 com o Sport, enquanto se dirigia ao hotel, a delegação foi atingida por bombas e pedras. Ao todo, seis jogadores ficaram feridos.
Quando o Fortaleza retornava após o empate em 1 a 1 com o Sport e se dirigia ao hotel, a delegação foi alvo de bombas e pedras. Seis jogadores acabaram feridos durante o ataque.
De acordo com informações divulgadas pelo clube cearense, os zagueiros Titi e Brítez, o lateral-direito Dudu e o volante Lucas Sasha foram atingidos por estilhaços de vidro.
O goleiro João Ricardo teve um corte no supercílio, o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar sofreu um trauma cranioencefálico, cortes na boca e no supercílio. Os atletas estão bem.
Vídeos do ocorrido foram compartilhados nas redes sociais pelo CEO do Fortaleza, Marcelo Paz. O Ministério Público do Ceará tenta a proibição da presença da torcida do Sport no estado.