VOO ANIMAL

Cães e gatos fogem em jato particular em Hong Kong; entenda

Em Hong Kong, donos de cães e gatos têm alugado jatos particulares para não cumprir as restrições do local, que adotou a política de covid zero

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 01/02/2022 às 13:42
Notícia
X

Teddy e Newman vão pegar um voo para o Reino Unido, fugindo de Hong Kong devido às rígidas restrições em vigor contra a pandemia da covid-19. Essa poderia ser uma história comum, se Teddy e Newman não fossem dois gatos

A viagem inusitada, em um jato particular, vai acontecer porque os donos dos gatos não estão contentes com as restrições em Hong Kong, já que o local passou a adotar a política de "covid zero". Apesar de uma necessária contenção ao aumento da covid-19, muitos habitantes estão optando deixar este centro financeiro.

Fuga de cães e gatos em jato particular

Para Lee, um homem de Hong Kong prestes a se mudar para o Reino Unido, as restrições também significavam que ele não poderia levar seus queridos gatos Teddy e Newman com ele. A maioria das companhias aéreas limita o número de animais que podem ser transportados em cada voo, somado ao já reduzido número de lugares disponíveis em voos comerciais.

"É uma situação excepcional", diz Lee, que deu apenas seu sobrenome à AFP. "Se fôssemos apenas minha esposa e eu viajando, é claro que não pegaríamos um jato particular. Fazemos isso apenas pelos nossos gatos", explicou o dono de Teddy e Newman.

Em geral reservado para os muito ricos, o fretamento de aviões privados tem interessado cada vez mais os donos de animais de estimação ansiosos para sair de Hong Kong, sem deixar seus bichos pra trás.

Quanto custa um voo privado para cães e gatos?

As suspensões de voos impostas pela cidade em dezembro deixaram entre 3.000 e 4.000 cães e gatos nas ruas, segundo estimativas da Pet Holidays, uma agência de viagens especializada no transporte de animais. Um voo privado para um gato e seu dono custa, em média, US$ 23.100 na Pet Holidays, mas o preço depende do tamanho do animal e do destino, diz Fanny Liang, consultora para migração animal da empresa.

A fundadora da companhia aérea privada Top Stars Air, Olga Radlynska, conta que, nas últimas semanas, recebeu dezenas de telefonemas de donos de animais de estimação que querem sair de Hong Kong com eles. "Posso sentir que as pessoas estão desesperadas para ir embora", afirma, acrescentando que "praticamente todos os voos fretados são apenas de ida".

A Top Stars Air, que cobra um mínimo de US$ 19.700 por trajeto, já programou cinco voos privados em fevereiro - para Londres, Singapura e Los Angeles - contra dois voos por mês, em média, no ano passado.

Enquanto isso, os donos de animais de estimação tentam reduzir os enormes custos, buscando em grupos do Facebook viajantes dispostos a compartilhar o jato. "Alguém sabe da saída de um avião de Hong Kong para o Reino Unido no próximo mês? Estou tentando trazer dois buldogues franceses para casa", escreveu uma internauta em 13 de janeiro, acrescentando o emoji de dedos cruzados. 

Veja também: conheça a sucuri gigante 'Vovózona', que assustou repórter em Bonito (MS)

Tags

Autor