Dicas e informações de viagens, férias e turismo

Turismo de Valor

TURISMO

Semana de Arte Moderna de 22 é tema de exposição no Memorial da América Latina

A entrada é gratuita e não é necessário fazer agendamento prévio

Cadastrado por

Agência Brasil, Julianna Valença

Publicado em 14/02/2022 às 13:29 | Atualizado em 14/02/2022 às 13:49
O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989 na cidade de São Paulo - Divulgação/Memorial da América Latina

Caricaturas gigantes de artistas ligados à Semana de Arte Moderna estão sendo exibidas nas pilastras do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo.

A exposição lembra o centenário da Semana de Arte Moderna, evento que ocorreu em fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, e é considerado o marco simbólico do movimento modernista no Brasil.

A mostra Pilares de 22, com caricaturas feitas pelo artista Luiz Carlos Fernandes, foi aberta nesse domingo (13), com curadoria de Jal, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.

Visitas

O memorial recebe visitantes de terça a domingo, das 10h às 17h, exceto nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de fevereiro, quando a Praça Cívica estará fechada.

O Pavilhão da Criatividade está aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Permanecem fechados para manutenção a Biblioteca Latino-Americana e o Salão de Atos Tiradentes.

O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989 na cidade de São Paulo - Marcelo Camargo

A entrada é gratuita e não é necessário fazer agendamento prévio. O uso de máscara é obrigatório. Por decreto municipal, também é obrigatória a apresentação de carteira de vacinação contra a covid-19.

Homenagens

Entre os retratados estão o escultor Victor Brecheret; os pintores Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Antonieta Santos Feio; os escritores Graça Aranha, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Pagu, Plínio Salgado e Manuel Bandeira, o compositor Villa-Lobos e a pianista Guiomar Novaes; e Pagu.

Nem todos os retratados estiveram presentes na Semana, mas contribuíram para o modernismo na América Latina.

As caricaturas ficarão instaladas nas pilastras durante todo o ano.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Memorial da Ame?rica Latina (@memorialdaamericalatina)

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS