O governo Federal declarou estado de transmissão comunitária do coronavírus em todo o Brasil, segundo o jornal O Globo. Este tipo de transmissão ocorre quando não é mais possível saber a origem da infecção. Publicada nesta sexta-feira (20), a portaria é assinada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
>> Pernambuco anuncia 1º caso de cura em mulher que foi infectada pelo coronavírus
>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
A medida já havia sido anunciada na quinta-feira pelo Ministério da Saúde.
A publicação da portaria estabelece que pessoas com mais de 60 anos de idade restrinjam seus deslocamentos para a realização de "atividades estritamente necessárias". Apesar de não prever punição a quem descumprir a regra, a restrição significa que essas pessoas devem evitar eventos com concentração de pessoas próximas umas das outras, além de transporte coletivo e viagens.
Pessoas com sintomas respiratórios deverão ficar em isolamento domiciliar por até 14 dias e outras pessoas que moram no mesmo endereço, mesmo que não estejam apresentando sintomas, também deverão permanecer isoladas. Será emitido um atestado médico válido tanto para o paciente quanto para os outros moradores do local.
A portaria não menciona a necessidade de apresentar febre para poder receber o atestado. Os sintomas respiratórios listados que devem ser considerados são: tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória.
O paciente deverá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido e será responsável por informar o nome completo das pessoas que moram com ele. Se as informações estiverem erradas ou algum nome não for passado, o paciente estará sujeito à responsabilização civil e criminal.
>> "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.