O Governo do Brasil anunciou, em publicação extra do Diário Oficial (DOU), o fechamento da fronteira terrestre com o Uruguai a partir deste domingo (22). A decisão foi tomada após acordo com o governo uruguaio e tem como objetivo principal evitar o fluxo de pessoas na fronteira, diminuindo o espalhamento do novo coronavírus. Será mantida a circulação de caminhões, para evitar desabastecimento do país.
>> Governo de Pernambuco divulga boletim diário sobre coronavírus; saiba como receber
>> Hospitais e profissionais de saúde de Pernambuco pedem doações para o combate ao coronavírus
O Brasil havia fechado, na última quinta-feira (19), as fronteiras com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa; Guiana, Paraguai, Peru e Suriname e no inicio da semana com a Venezuela. Até a noite de hoje, o Uruguai era o único que ainda tinha fronteiras abertas com o Brasil, por conta de uma negociação entre os governos.
A medida publicada neste domingo tem validade de 30 dia. O Ministério da Justiça e Segurança Pública esclareceu que optou pela limitação do acesso apenas dos países sul-americanos, pois é o meio de deslocamento mais comum.
Listen to #035 - Coronavírus e a fase da quarentena byRádio Jornal on hearthis.at
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: