Por conta do coronavírus, Banco Central determina ajuste de horário nas agências bancárias

Segundo o comunicado, as agências devem fixar em suas dependências, avisos com os novos horários
JC
Publicado em 23/03/2020 às 8:22
A greve foi acordada durante assembleia virtual do sindicato e contou com a adesão de 87% dos trabalhadores Foto: Foto: Agência Brasil


Através de decreto circular publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (19), os horários de atendimento ao público nas dependências das instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil estão reduzidos. A ação ocorre devido a pandemia do novo coronavírus e se estenderá por tempo indeterminado, enquanto houver risco à saúde pública.

>>Coronavírus: Comando da PMPE cria regras para tentar evitar doença 

>>Coronavírus: Confira novos limites de saques e transferências na Caixa

>>Coronavírus: Caixa possibilita pausa de pagamentos de dívidas a partir desta segunda

>>Coronavíruis adoece a economia no Brasil e no mundo

Os bancos e lotéricas estão dispensados do cumprimento de horário obrigatório em suas agências e devem fixar em suas dependências um aviso comunicando aos clientes o novo horário de atendimento. Caso a agência opte por limitar a quantidade de pessoas para atendimento dentro de suas dependências, a informação também deve constar no aviso.

“Os bancos deverão informar seus clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências, bem como outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas, mas sempre assegurando a prestação de serviços essenciais”, disse o BC em comunicado.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Coronavírus pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

TAGS
COVID-19 coronavírus economia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory