Através de decreto circular publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (19), os horários de atendimento ao público nas dependências das instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil estão reduzidos. A ação ocorre devido a pandemia do novo coronavírus e se estenderá por tempo indeterminado, enquanto houver risco à saúde pública.
>>Coronavírus: Comando da PMPE cria regras para tentar evitar doença
>>Coronavírus: Confira novos limites de saques e transferências na Caixa
>>Coronavírus: Caixa possibilita pausa de pagamentos de dívidas a partir desta segunda
>>Coronavíruis adoece a economia no Brasil e no mundo
Os bancos e lotéricas estão dispensados do cumprimento de horário obrigatório em suas agências e devem fixar em suas dependências um aviso comunicando aos clientes o novo horário de atendimento. Caso a agência opte por limitar a quantidade de pessoas para atendimento dentro de suas dependências, a informação também deve constar no aviso.
“Os bancos deverão informar seus clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências, bem como outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas, mas sempre assegurando a prestação de serviços essenciais”, disse o BC em comunicado.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: