O Projeto Comprova, coalizão contra a desinformação nas redes sociais que tem a participação do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), foi escolhido como uma das mídias do ano de 2020 pelo Prêmio Aberje, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. O Comprova levou o prêmio na categoria Mídia Especializada pelo rigor, independência, responsabilidade e ética dos 28 veículos que compõem a coalizão durante a pandemia de covid-19.
"Mais do que esclarecer fatos e enfraquecer mecanismos que possuem o objetivo de enganar, que afetam diretamente o dia a dia de milhares de cidadãos, o projeto também salvou vidas. Em expediente especial para verificação de notícias, rumores e manipulações sobre o novo coronavírus, o projeto dá sustento ao argumento de que a checagem entrou definitivamente para o rol dos serviços essenciais. Serviços estes que
não podem parar", diz a justificativa a Aberje para vitória do Comprova.
Também receberão os prêmios de mídias do ano o Valor Econômico (categoria Jornal); o quadro Solidariedade S/A do Jornal Nacional (categoria Televisão); o Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana da Folha de S. Paulo e da 99 (categoria Conteúdo de marca); e o Programa Roda Viva, da TV Cultura (categoria especial de Contribuição ao Debate Público).
O prêmio ainda anunciará os dez comunicadores do ano e os vencedores das 16 categorias competitivas, que serão conhecidos no dia 14 de dezembro, numa cerimônia virtual de começa as 17h no canal do YouTube da associação. Essa é a 46ª edição do Prêmio Aberje.