O Ministério da Saúde afirmou que tem monitorado o surgimento de variantes da covid-19 no Brasil. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, a partir das notificações recebidas pelas secretarias estaduais de saúde, foram registrados 204 casos de variantes do vírus SARS-CoV-2 no Brasil. Os dados vão até 20 de fevereiro de 2021.
>> Rio de Janeiro investiga possíveis casos da variante britânica da covid-19
>> Infecção com variante do coronavírus parece ter fase aguda mais longa, diz estudo
O levantamento identificou no Brasil 20 casos da variante britânica da covid-19, sendo 11 em São Paulo, seis na Bahia, dois em Goiás e um no Rio de Janeiro. Já a variante P1, encontrada pela primeira vez em Manaus, está presente em 184 casos identificados no país: Amazonas (60), São Paulo (28), Goiás (15), Paraíba (12), Pará (11), Bahia (11), Rio Grande do Sul (9), Roraima (7), Minas Gerais (6), Paraná (5), Sergipe (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (4), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1) e Piauí (1).
- Covid-19: veja a lista das 63 cidades em Pernambuco com restrições nas atividades a partir desta sexta-feira
- EUA vão receber 14,5 milhões de doses de vacina contra a covid, diz Casa Branca
- Defensoria apura denúncia sobre pacientes com covid-19 amarrados a macas no Amazonas
- Estados e municípios podem comprar vacinas contra covid-19, decide STF
- Covid-19: ocupação de leitos privados de UTI chega a 72% em Pernambuco
O Ministério da Saúde enviou nesta terça-feira (23) uma nota técnica para os estados e para o Distrito Federal com informações sobre as novas variantes identificadas até o momento. O documento orienta medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de Saúde estaduais, para monitorar e evitar a propagação das novas variantes no país.