Recentemente a Nova Zelândia marcou a história ao reunir 50 mil pessoas para o primeiro show realizado desde o começo da pandemia no local. Contudo, o país da Oceania não foi o único a começar a retomada de grandes eventos neste momento. Em contraponto ao que a maior parte do mundo ainda vive, seguindo protocolos de distanciamento para tentar frear a alta de casos de infecção da covid-19, alguns pontos do mundo já avançaram no controle do novo coronavírus e já vivem um outro patamar de retomada à noramalidade.
A Austrália, também localizada na Oceania, reuniu cerca de 51.723 pessoas no estádio Melbourne Cricket Ground, para uma partida de futebol australiano, entre as equipes Carlton Blues e Collingwood Magpies, no dia 25 de março deste ano. No estado australiano de Melbourne, shows de música também já estão liberados.
Considerado um dos países modelos no combate ao enfrentamento da pandemia, a Austrália implementou medidas de contenção rigorosas, principalmente no início da disseminação da doença, como o fechamento das fronteiras. Desde o início da pandemia até agora, o país registrou cerca de 29.695 mil casos de Covid-19 e 910 mortes.
A Inglaterra também começou a caminhar em direção à retomada de grandes eventos que reúnem público. O país promoveu uma partida de futebol no último domingo (25), no estádio de Wembley, entre os times Manchester City e Tottenham. O jogo reuniu 8 mil pessoas e funcionou como teste para a final da Copa da Liga Inglesa, que ocorre em maio. A expectativa é que o segundo evento reunirá até 10 mil torcedores.
Ver essa foto no Instagram
Com cerca de 56% da população imunizada, Israel é outro exemplo de país que abriu os jogos de futebol ao público. Os eventos podem acomodar até 5 mil pessoas, que precisam comprovar terem sido vacinadas ou apresentar um teste rápido negativo.