O Brasil registrou 2.217 novas mortes pela covid-19 nesta sexta-feira (7). A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 2.158, ainda em número bastante elevado, mas em ligeira queda - são 13 dias seguidos sem subir a marca.
- Em nova oferta ao Ministério da Saúde, Pfizer cobra R$ 1 bilhão mais caro por novas doses de vacina contra covid-19
- Com alta de mortes por covid-19, cemitérios do Grande Recife ampliam oferta de vagas
- Covid-19: em meio a platô alto, Samu chega a quase 100 chamados em único dia no Recife
- Covid-19: casos voltam a subir no Brasil
- OMS: apoio à quebra de patentes dá suporte significativo à equidade de vacinas contra covid-19
Após superar a marca de 400 mil mortes pela doença e ultrapassar os 15 milhões de casos, o País tem números grandes da pandemia. Segundo a Fiocruz, a pandemia parece estar desacelerando um pouco neste momento, mas ainda continua em patamares críticos e com números elevados de mortes. Até por isso, os pesquisadores recomendam manter o distanciamento físico e social para que a doença não volte a ter um ritmo mais alto de transmissão.
Com transmissão descontrolada do vírus, o País viveu o colapso de várias redes hospitalares, com morte de pacientes na fila por leito e falta de remédios para intubação. Governadores e prefeitos recorreram a restrições ao comércio e até ao lockdown para frear o vírus, mas também muitos flexibilizaram as medidas. Já o presidente Jair Bolsonaro continua como forte crítico das medidas de isolamento social, recomendadas por especialistas, e afirma temer efeitos negativos na economia. E para completar o cenário, nesta semana foi instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, para analisar os erros e omissões dos governantes na pandemia, incluindo o próprio presidente.
Nesta sexta-feira, o número de novas infecções notificadas foi de 78.337. No total, o Brasil tem 419.393 mortos e 15.087.360 casos da doença, a segunda nação com mais registros de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 13.640.478 pessoas estão recuperadas.
Dados Conass
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou nesta sexta-feira (7) 2.165 óbitos causados pela covid-19.
Com os registros, 419.114 vidas foram perdidas para a doença. O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal apontou ainda 78.886 novos casos de covid-19 em 24 horas, com um total de 15.082.449 registros desde o início da pandemia.