IMUNIZAÇÃO

O que se sabe até agora sobre a aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 no Brasil?

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a terceira dose da vacina contra a covid-19 começará a ser aplicada em 15 de setembro

Cadastrado por

Amanda Azevedo, Cinthya Leite, Adige Silva

Publicado em 26/08/2021 às 0:02 | Atualizado em 26/08/2021 às 8:02
Terceira dose será aplicada primeiro nos imunossuprimidos e idosos acima dos 70 anos - WALTERSON ROSA/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (25) que a terceira dose da vacina contra a covid-19 começará a ser aplicada em 15 de setembro. A nova etapa da vacinação foi definida de forma tripartite, entre representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Leia abaixo tudo o que se sabe até agora sobre a aplicação da terceira dose:

Quem vai receber a terceira dose?

Inicialmente, o reforço será orientado para imunossuprimidos, como as pessoas que fizeram algum tipo de transplante, por exemplo, que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias. Além disso, idosos acima de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses, também devem receber mais uma dose de vacinas contra covid-19. A aplicação nos idosos seguirá ordem cronológica, indo do mais velho para o novo.

Conforme o avanço da imunização desses grupos, a necessidade da dose de reforço também será analisada para outras faixas-etárias e públicos prioritários.

Qual vacina será utilizada na terceira dose?

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astazeneca.

Qual é a importância da terceira dose?

A necessidade de uma dose de reforço foi amplamente discutida por vários especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considera o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença. 

O que a OMS diz sobre a terceira dose?

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pede que a comunidade internacional evite a aplicação de doses de reforço antes de completar a imunização de grupos de risco no mundo todo. A organização defende que a aplicação dessas doses seja suspensa ao menos até o mês de outubro para alcançar o objetivo de vacinar aproximadamente 10% da população de todos os países.

O que se sabe sobre a aplicação da terceira dose em Pernambuco?

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, acredita que toda a população terá que tomar a terceira dose, e não apenas os idosos e pessoas com dificuldades no sistema imunológico. "Isso será inevitável. E é natural que se faça isso de forma decrescente, por faixa etária, e atendendo a públicos vulneráveis e de maior importância dentro do contexto pandêmico", disse nesta quarta-feira (25) o secretário, em coletiva de imprensa, no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

Além disso, o secretário informou que, em Pernambuco, a proposta inicial seguirá o que vem sendo apresentado pelo Ministério da Saúde: aplicar a terceira dose nos idosos. "No Estado, temos a expectativa de vacinar, com a terceira dose, todo o contingente de idosos e imunossuprimidos. Isso dá uma população superior a 1,2 milhões de de pessoas, entre idosos acima de 60 anos. Estudos mostram que essa vulnerabilidade (queda mais acentuada dos anticorpos) começaria aos 55 anos. Então, vamos ter que debater isso também."

Outro ponto que André Longo defende é a necessidade de aplicar a dose de reforço nos trabalhadores da saúde, que foram os primeiros a tomar a vacina nesta campanha.

Recife

A respeito da aplicação da terceira dose, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que o município está pronto, com "estrutura toda montada e organizada". No entanto, ele destacou que é necessário que o Ministério da Saúde formalize o processo.

"O Recife está pronto, tem estrutura toda montada e organizada. É preciso que o Ministério da Saúde formalize o processo para o Brasil iniciar essa ação, que vai fortalecer, inicialmente, a imunização de pessoas idosas e imunossuprimidos", disse.

Aplicação da terceira dose pelo mundo

Indonésia, Rússia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Uruguai, Chile, República Dominicana, Hungria são países que já estão aplicando a terceira dose dos imunizantes.

A Hungria foi a primeira nação da Europa a ministrar a dose de reforço, no início de agosto. Já na América Latina, a República Dominicana foi o primeiro país a iniciar o esquema. Na semana passada, Chile e Uruguai iniciaram a vacinação da terceira dose.

Assim como o Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França pretendem iniciar a terceira dose em setembro.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS