VIAGEM

EUA voltam a emitir vistos para brasileiros no Recife e outras cidades a partir de novembro; saiba requisitos e documentação

A boa notícia foi anunciada nesta quinta-feira (28) pela cônsul geral dos EUA no Recife, Jessica Simon, e o chefe da Seção Consular, Will McGhee, durante coletiva de imprensa virtual

Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 28/10/2021 às 10:24 | Atualizado em 28/10/2021 às 10:31
Segundo as autoridades estadunidenses, em todo o Brasil, um número significativo de vagas para entrevistas, incluindo datas para este ano, já foi disponibilizado - LEO MOTTA / ACERVO JC IMAGEM

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil vão retomar, a partir de 8 de novembro de 2021, as emissões de todos os tipos de vistos. A boa notícia foi anunciada nesta quinta-feira (28) pela cônsul geral dos EUA no Recife, Jessica Simon, e o chefe da Seção Consular, Will McGhee, durante coletiva de imprensa virtual. 

Segundo as autoridades estadunidenses, em todo o Brasil, um número significativo de vagas para entrevistas, incluindo datas para este ano, já foi disponibilizado. As entrevistas já marcadas poderão ser reagendadas para uma data mais próxima de acordo com a disponibilidade.

A Embaixada e Consulados recomendam que os solicitantes de visto chequem regularmente o site de agendamento para novos horários. Além disso, desde maio deste ano, vistos de estudantes e jornalistas estão sendo emitidos e continuam a ser prioridade para agendamento.

O Consulado não informou o número de vagas abertas e nem quantas pessoas estão na fila. Segundo Will McGhee, "não é possível definir o tamanho da demanda neste momento". 

Requisitos para embarque

As novas regras definidas pelo governo Biden definem que os viajantes completamente imunizados deverão apresentar, antes do embarque, o comprovante de vacinação - incluindo o nome, a data de nascimento, o produto vacinado e as datas da administração de todas as doses - e um teste PCR ou antígeno negativo feito até três dias antes do embarque.

Serão aceitas todas as vacinas aprovadas integralmente e para uso emergencial pelo FDA e Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o mix de vacinas. Dessa forma, todas as vacinas utilizadas no Brasil (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen) estão liberadas. A dose final deve ser administrada ao menos duas semanas antes do embarque para os EUA. 

Crianças e adolescentes de até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas devem ter um teste negativo realizado no mesmo período dos adultos que os acompanham. Este novo sistema de viagens substitui as restrições existentes para o Brasil e outros países, implementando uma abordagem consistente em todo o mundo.

Os viajantes não vacinados, se forem cidadãos americanos ou residentes permanentes legais, deverão apresentar um teste negativo até um dia antes do embarque.

Os viajantes devem procurar mais informações com as companhias aéreas ou através do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Como pedir o visto?

Para cumprir todos os requisitos e obter o visto de turismo, é preciso seguir o passo a passo: preencher um exaustivo formulário, agendar a entrevista no consulado mais próximo, pagar a taxa, apresentar-se para a entrevista com a documentação (confira lista abaixo) e aguardar a avaliação das autoridades consulares. Os detalhes estão disponíveis no site da embaixada dos EUA

Documentos necessários

Além disso, caso compareça presencialmente a um agendamento, você deverá apresentar documentos originais. Se for elegível para enviar seus documentos via serviço postal, você deve encaminhar o seu passaporte atual válido e o passaporte anterior contendo o visto dos Estados Unidos com emissão mais recente (se aplicável), assim como a página de confirmação do DS-160 e cópias de qualquer documentação de suporte, disponível no site da embaixada.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS