DESMATE

Ministro do Meio Ambiente diz que precisa entender melhor alta do desmatamento na Amazônia

Dados divulgados nesta sexta-feira apontaram crescimento de alertas de desmatamento em outubro. Em Glasgow, Joaquim Leite disse que tentará compreender melhor os registros

Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 12/11/2021 às 16:10 | Atualizado em 12/11/2021 às 18:02
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite - ANDY BUCHANAN / AFP

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse nesta sexta-feira (12) que, quando voltar a Brasília, marcará um encontro com o ministro da Justiça, Anderson Torres, para que ele explique melhor o andamento das ações que coordena depois que dados divulgados hoje mostraram um aumento do desmatamento na Amazônia Legal. Leite deu esta declaração durante entrevista coletiva em Glasgow, onde ocorre a COP-26.

Conforme o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta sexta-feira, a Amazônia Legal teve uma área de 877 km² sob alerta de desmatamento, o que equivale a uma alta de 5% em relação a 2020 e recorde para o mês na série histórica.

Nos últimos meses, o ministro vinha enfatizando a redução do desmatamento na média trimestral de agosto e setembro e atribuindo a melhora dos dados a ações conjuntas de vários ministérios. "Eu vi os números hoje, mas preciso entender melhor", comentou.

Depois de um desgaste de seu antecessor, Ricardo Salles com o Inpe, Leite vem tentando mostrar aproximação com o instituto.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS