Uma estação de monitoramento em Monte Castelo, em Santa Catarina, registrou a passagem de um meteoro pelo céu do município no último sábado (13). O fenômeno foi capturado por cerca de dez segundos, o que é raro de ocorrer.
Em entrevista à CNN, o astrônomo Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), afirmou que a última ocorrência comparável ao caso ocorreu em 2019, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o meteoro percorreu um trajeto de 13,5 segundos.
Segundo o especialista, a passagem de meteoros pelo céu é um fenômeno comum e é popularmente conhecida como a visão de uma "estrela cadente". No entanto, os registros não costumam ultrapassar cinco segundos de duração.
Nas redes sociais, a Tempo e Clima Brasil publicou imagens do momento exato que o meteoro riscou o céu de Santa Catarina no sábado. O fenômeno ocorreu às 19h37. Veja vídeo da passagem do corpo celeste:
Segundo Jocimar Justino, os registros irão passar por estudos profundos de imagem, que analisam coloração e velocidade para que seja feita uma maior compreensão sobre o corpo celeste. O meteoro também pode ter sido visto em municípios do Rio Grande do Sul e Paraná.