A trava de segurança da montanha-russa Montezum, uma das principais atrações do parque temático Hopi Hari, em Vinhedo (SP), se soltou no último sábado (11). Ao perceber que o equipamento não funcionava, o visitante sinalizou pedindo que o brinquedo parasse. O brinquedo, que tem a altura máxima de 44 metros, foi parado e teve o funcionamento suspenso. Ninguém se feriu.
A administração do Hopi Hari afirmou, em nota, que o problema foi detectado pelo visitante ainda no início da subida da montanha-russa. Ao perceber que a trava não estava funcionando, a pessoa fez o sinal de “X” com os braços acima da cabeça - conforme o protocolo utilizado no parque de diversão para sinalizar a necessidade de interrupção de qualquer brinquedo. A trava que se soltou é a que fica no colo dos visitantes, prendendo a região da perna e do abdômen.
O parque informou que a montanha-russa foi parada às 17h40 e todos os visitantes desceram. Funcionários retiraram as pessoas da atração e as conduziram pelos trilhos. O brinquedo teve a operação suspensa e só voltou a receber visitantes no domingo (12).
Ainda de acordo com o comunicado do Hopi Hari, o parque faz inspeções diárias do brinquedo, antes da liberação de visitantes, além de inspeções semanais, mensais, anuais e auditoria externa independente.
"Na Montezum, além da trava, há o cinto de segurança, e os assentos possuem geometria e divisória lateral para auxiliar na contenção do visitante em sua posição", diz a nota.
Acidente em 2012
Uma adolescente já morreu em um acidente em uma atração do Hopi Hari em 2012. A trava da torre de queda livre La Tour Eiffel falhou e a visitante despencou. A adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu.