Existem dois tipos de pessoas, aquelas que conseguem fazer cálculos "de cabeça" e aquelas que precisam usar todos os dedos disponíveis para conseguir chegar ao resultado de uma equação simples. Amada por uns e odiada por outros, a matemática tem uma data só para ela: no dia 6 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Matemática.
A data foi instituída pela lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013. Assinada pela então presidente Dilma Rousseff, a lei prevê que o poder Executivo "incentive a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à referida data".
O dia 6 de maio foi escolhido por causa do nascimento do matemático, educador e escritor Malba Tahan. Antes, a data já era comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
Quem foi Malba Tahan?
O professor carioca, cujo nome verdadeiro era Júlio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), passou a infância em Queluz, entre São Paulo e o Rio. O heterônimo Malba Tahan foi usado para assinar 120 livros sobre matemática, história, cultura, entre outros.
Malba Tahan começou a lecionar aos 18 anos. Formou-se professor e posteriormente em engenharia civil. O heterônimo árabe foi criado por admiração à cultura. Ele publicou vários contos com o heterônimo e em 1925, lançou o primeiro livro matemático, intitulado "Contos de Malba Tahan".
Durante vários anos, ninguém sabia que o professor Mello e Souza era Malba Tahan, o famoso autor árabe que se fazia presente em livros, jornais e revistas em todo o País.
Dia da Matemática
A ideia de criar o Dia da Matemática surgiu durante a preparação do Centenário de Malba Tahan, em 1995. Inicialmente, a comemoração foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 2010, foi aceita pela Câmara Municipal de Salvador. Só em 2013 a proposta foi aprovada a nível nacional.
No Dia da Matemática, são promovidas atividades educativas e culturais alusivas à matéria. Assim, professores e alunos são estimulados ao desenvolvimento de projetos e promoção da matemática em vários campos, como história, cultura, aplicação no cotidiano, entre outros.
A matemática também é celebrada em outros países. Na Espanha, foi instituído em 2000 o Dia Escolar da Matemática, em 12 de maio, data de nascimento do educador matemático espanhol Pedro Puig Adam. Nos Estados Unidos, 14 de março é conhecido como o "Dia do Pi". Lá, as datas são escritas com o mês na frente do dia. Portanto, 3,14, valor numérico do Pi.